sexta-feira, 21 de maio de 2010

DRINK_ME // Tom Bullock e a Lei Seca


Por Juliana Raimo

Em 1917, um bartender de origem “african american”, chamado Tom Bullock (1873-1964)
, publicou um livro chamado The Ideal Bartender. Logo depois da publicação, o livro foi proibido pela Lei Seca por um período de 13 anos nos Estados Unidos.

- História:
A Lei Seca é uma denominação popular da proibição oficial de fabricação, varejo, transporte, importação ou exportação de
bebidas alcoólicas. Essa definição tornou-se famosa após sua edição nos Estados Unidos em 16 de janeiro de 1919, durante o segundo mandato de Woodrow Wilson. Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo contrabando e fabricação clandestina. A Lei Seca foi abolida em 5 de dezembro de 1933, durante o primeiro mandato de Franklin Delano Roosevelt. Permaneceu ativa por 13 anos, 11 meses e 24 dias.

Esta semana estive em uma livraria+editora bem bacana em São Paulo chamada Loja do Bispo. Em busca de um presente para uma pessoa muito especial, me deparei com este livro de coquetéis antigos. Depois que li a palavra “proibidos” fiquei mais atraída ainda e, claro que tive de comprar.

Uma versão reeditada do antigo The Ideal Bartender (de 1917) é o livro que comprei chamado 173 Pre-Prohibition Cocktails, de Tom Bullock. Algumas receitas (quase extintas) que selecionei dentro do quesito “interessantes” e com ingredientes possíveis de encontrar no Brasil, foram:

1 – Absinthe Cocktail

Encha um mixing glass em ¾ de gelo em pedra, ½ dose de água, ½ dose de Absinto, 2 gotas de angostura bitter e uma colher de bar de Benedictine. Mexa todos os ingredientes e sirva em taça martini.

Obs: no próximo DRINK_ME, vou falar só de drinks com Absinto e suas polêmicas.

2 – Applejack Sour


Encha um mixing glass com pedras de gelo. Adicione 2 colh. de bar de açúcar dissolvidas em um pouco de água; 3 gotas de suco de limão e 1 dose de Apple Jack (cognac de maçã). Mexa bem e sirva em um copo martini com borda de sal.

3 – Brandy Scaffa
Num copo de vinho pequeno, adicione *Chartreuse (verde), Licor Maraschino e Old Brandy. Proporção 1:1:1. Está pronto para beber.

4 – Julep Cocktail

Num copo old fashioned, sobre pedras de gelo, adicione hortelã, bourbon, açúcar e água.

5 - Blackthorne Cocktail
Encha um mixing glass com gelo raspado, ¼ colh. de chá de suco de limão siciliano, 1 colh. de syrup (açúcar diluído em água), ½ de dose de vermouth, ½ de dose de Gin, 1 gota de angostura bitter, 2 gotas de orange bitter. Mexa e sirva em taça martini.

*Chartreuse é um licor
francês muito conhecido e cuja fabricação é um segredo não divulgado pelos monges da Grande Chartreuse, convento localizado nos arredores da cidade de Grenoble, na França. Diz-se que na sua composição entram inúmeras ervas, dentre as quais erva-cidreira, macis, canela e açafrão.

*Julep é um dos drinks mais antigos no mundo.

Loja do Bispo
Rua Melo Alves 278
Jardins – São Paulo
Telefone: (11) 3064 8673

173 Pre-Prohibition Cocktails
Tom Bullock - Howling at the Moon Press

2 comentários:

MI disse...

deu vontade de ir pra casa, colocar uma boa música e testar cada um dos drinks batendo papo com os amigos!

Anônimo disse...

hahahah...é isto que faço com frequencia....abraço juliana