segunda-feira, 26 de abril de 2010

EU RECOMENDO // A casa dos Daiquiris e de Hemingway


Por Mestre Derivan (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Recomendo fortemente o El Floridita, em Cuba. Trabalhei na casa por um dia. E foi uma ótima experiência. Para quem não conhece, o Floridita é considerado o berço do Daiquiri no mundo. Um lugar onde sempre se bebeu Ron, localizado na esquina de Obispo com Monserrate.

O bar surgiu quando Cuba nem sonhava ser uma República e ainda era um país com muitos escravos e sob domínio espanhol. Diante deste cenário, nasceu em 1817, o "Bodegon", chamado primeiramente de La Piña de Plata. Logo em seguida, transformou-se em El Bar Restaurante La Florida e, mais tarde, Floridita.

O sucesso começou devido a sua localização: a cidade velha estava rodeada por uma muralha e o La Piña de Plata se encontrava junto a uma de suas portas de entrada. O resultado só poderia ser o sucesso, pois como era de se esperar, a quantidade de pessoas que transitavam por ali era muito grande e foi por isso que o ponto se tornou o lugar perfeito para o bar.

E mais de 190 anos depois, o Floridita segue com o mesmo êxito desde o primeiro dia de abertura. A razão do sucesso pode não ser somente a sua localização como no passado, mas ao longo destes anos conquistou fãs do mundo inteiro com algo muito importante: bebidas maravilhosas e frequentadores muito interessantes vindos de toda parte do mundo”.

Drinks do Floridita:

Banana Daiquiri
Rum / Suco de Limão / Licor de banana / Açúcar / Gelo Moído

O Plátanos é sem duvida a locura dos cubanos, ela virá junto com os famosos daiquiris de la froridida ou com os mojitos de la bodeguita Del medio. Será um grande acompanhamento das enormes lagosta ou qualquer comida. Falamos da banana, que aparece no Banana Daiquiri do Floridita em forma de licor, dando um sabor maravilhosa .

Daiquiri Chiclet
Havana Club / Suco de Limão / Licor de Menta / Licor de Banana / Gelo Moído

A combinação pode parecer no mínimo diferenciada, mas o Barman Alejandro explica com muita facilidade, na criação deste Daiquiri uniu-se o sabor marcante do Plátanos ao frescor da Menta e o resultado é algo diferente saboroso marcante.

Daiquiri Floridita
Rum / Suco de Limão / Marasquino / açúcar / Gelo Moído

Seu criador foi Constantino Ribalaigua, barman empresário que jamais abandonou o balcão , dando atenção a todos sem distinção. Inovador ao ter uma maquina de gelo Flak Mak (algo moderno para a época) americana, para produção de gelo branco transparente, e depois acrescentar ao Daiquiri o gelo moído, tornando o Daiquiri cremoso como é até os dias atuais.

Daiquiri Hemingway
Rum / Suco de Limão / Marasquino / Gelo Moído

O barman Costantino estava fazendo uma experiência de cocktails quando chegou Ernest Hemingway. Estava um calor de rachar as pedras, ele entrou no Bar e o barman o deu para experimentar, tomou um longo gole, e dirigiu-se ao banheiro. Na volta, bebeu mais um gole e disse, muito bom, porém prefiro com mais Rum e sem açúcar. Estava criado o Daiquiri especial Hemingway.

Daiquiri Fraise

Rum / Morango Fresco / Açúcar / Suco de Limão / Licor de Morango / Gelo Moído

Para homenagear um famoso toureiro espanhol Luis Miguel Dominguin, foi criado El blood and sand Daiquiri. Sua cor vermelha misturada com o gelo, reluzia no balcão do Floridita. Via-se junto com Dominguin bebendo el fraise, Marlene Dietrich, Barbara Stanwick , Robert Taylor e muitos outros .

Daiquiri Mulata
Rum / Suco de Limão / Açúcar / Licor de Cacau / Gelo Moído

O Floridita recebia muitas personagens do jet set internacional , anônimos bebedores e a relatos de religiosos famosos que sorviam daiquiri sem qualquer culpa. Porém dentre tantos frequetadores tinha uma mulata , bela sensual que levava os frequetadores a ter visões do paraíso. Só eram contidos, porque Leopoldina, a Honesta, como era chamada, era grande amiga de Hemingway, Não se sabe ao certo se era namoro ou amizade, o que tinha o famoso escritor e a bela Mulata.

El Floridita
Obispo 557 esquina a Monserrate
Havana Velha – Cuba
Telefone: (53-7) 867 1300
Site:
http://www.floridita-cuba.com/
Reserva:
reservas-floridita@floridita-cuba.com

(*) Mestre Derivan é, na verdade, Derivan Ferreira de Souza. O baiano começou a estudar coquetelaria e bebidas alcoólicas aos 17 anos. Já visitou 22 países ao redor do mundo, sempre buscando novidades para seus drinks. Já foi diretor da Associação Brasileira de Barmen e vice-presidente para América do Sul da Associação Internacional de Barmen. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e publicou quatro livros. Seu site é
http://www.derivanbar.com/

Veja Derivan ensinando a fazer drinks no You Tube:
http://www.youtube.com/results?search_query=derivan&aq=f

Nenhum comentário: