Por Rosualdo Rodrigues
Por ser este um blog de gastronomia, me esforço por falar na coluna de uma música mais, digamos, digerível (e que não se entenda por isso “música fácil”). Mas não me contenho em falar hoje sobre Beyoncé. Afinal, a mulher ganhou seis Grammys: canção do ano (a irritante Single ladies!!!), melhor performance vocal feminina pop, melhor performance vocal feminina de R&B, melhor performance vocal feminina tradicional de R&B, melhor canção R&B e melhor álbum contemporâneo de R&B.
Tudo bem, sabemos que o Grammy tem mais a ver com desempenho de mercado do que com qualidade musical. Mesmo assim dá certa indignação vê-la ser incensada pretensamente como o que há de melhor da música norte-americana enquanto dezenas de músicos maravilhosos são ignorados. E olha que não sou tão radical. Se estou na pista e toca Beyoncé, danço. E Halo é uma baladinha até bonitinha. Mas não acho que a música dela desça redonda.
Afinal, o que é essa maçaroca sonora de R&B, como chamam o gênero seguido por Beyoncé e cantoras afins? Tem mesmo a ver com o rhythm&blues original (leia mais no link abaixo)? Não se pode dizer que é uma evolução do gênero. Uma involução, talvez. É repetitivo, não se sustenta como música, tem que ter o circo da mídia em volta, os shows superproduzidos com coreografias em excesso. E ventilador no cabelo, claro.
Tem vozeirão? Tem. Dança pra caramba? Parabéns pelo preparo físico. Tem peitão, bundão?Inegável. Nada disso, no entanto, é prova de qualidade musical. Juro que me esforço para entender se essa opinião é decorrente de mero gosto pessoal ou de um olhar crítico, isento. Se a primeira opção for a correta, perdoem-me os fãs da cantora. Mas creio que, em vez de Grammys, ela merece uns gremlins. Muitos deles. Argh!
Link sobre rhythm&blues
http://www.millarch.org/artigo/o-curso-intensivo-para-conhecer-rhythm-blues
Link para paródia-tradução de Single ladies
http://www.youtube.com/watch?v=h3BT0uJQIZU
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Rosu,
nao resisti. Resolvi passar aqui e ler sua coluna (deliciosa. Ri Muito). Londres ta um frio que doi. E tocando Beyonce em todas as boates (rararara). Esqueci de postar o EU RECOMENDO da semana.Prometo que coloco na proxima. Beijos a todos.
Rodrigo Caetano
Ups&Downs, concordo com vc em genero, numero e grau. E olha que curto Beyonce. Mas convem mesmo separar entretenimento de arte. Esse Grammy prestigia o "entertainment", nao a musica com M maiusculo.
Rosualdo, suas resenhas são perfeitas,voltei a ter o prazer de ler sobre musica quando comecei a ler esta coluna.Esta da Beyonce ta muito boa.Abraço.
Rosualdo,
concordo em genero numero e grau...kkk
abraços gastronomicos sonoros
Pedro Rui
Concordo que o texto dele é muito bom, mas discordo da opinião sobre Beuoncé. Ela é tudo de bom. Quem dera eu fosse metade daquela mulher!!!!!!! Kkkkkkk
Élida
Postar um comentário