quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

GASTRONOMIX // Wok de legumes


Segue mais uma dica de um prato rápido, fácil e barato par ser feito em casa. Nesse dia, sete pessoas almoçaram o wok de legumes e algumas repetiram. Fiz a massa oriental com legumes em 20 minutos. Para quem não conhece, wok é uma panela oriental com um fundo meio oval. Ele é uma arma poderosa na cozinha. Um coringa em que se pode fazer quase tudo. Os produtos dentro dela cozinham por igual.Uma beleza!!!!

Wok de legumes (sete pessoas)
Ingredientes

- 750g de macarrão para Yakisoba
- Shoyu
- Vinagre de arroz
- 2 colheres de sopa açúcar macaco
- 3 cenouras médias (cortada em rodelas)
- 2 abobrinhas (cortadas em rodelas)
- 1 cebola roxa pequena
- ½ acelga cortada
- 20 vagens picada
- 2 colheres de sopa de coentro
- cebolinha para enfeitar
- 2 colheres de chá gengibre ralado
- óleo de gergelim
Preparo

- Num wok bem quente, coloque um fio de óleo de gergelim para emulsionar a panela. Caso não tenha, pode ser um óleo vegetal mesmo. Na sequência, adicione um pouco de shoyu para cobrir o fundo da panela, coloque duas colheres de vinagre de arroz e uma colher de sopa de açúcar mascavo, duas colheres de chá de gengibre e duas colheres de coentro. Misture e deixe esquentar um pouco.

- Há uma ordem para colocar os ingredientes no wok em função do tempo de cozimento. Primeiro, coloque as cenouras. Mexa um pouco e deixe cozinhar. Depois, as vagens. Repita o mesmo processo. E vá adicionando as cebolas, as abobrinhas e bem por último a acelga – que vai murchar rapidinho.

- Durante esse processo de cozimento, caso necessário, vá acrescentando shoyu e vinagre de arroz. Sempre a proporção é de 3 para 1. Experimente e regule a acidez com o açúcar mascavo. Aí tempere com gengibre e mais coentro a gosto.

- Prepare o macarrão em uma panela a parte e, depois de pronto, misture-o dentro do próprio wok. Sirva em cumbucas e enfeite com cebolinhas.

Bom apetite!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Huuuuummmmm!!!!!!