sábado, 9 de janeiro de 2010

GASTRONOMIX //Tagliatelli com molho de tomate caseiro


Para esquentar o almoço de sábado ou domingo, mais uma dica rápida, fácil e barata do Gastronomix. O prato é bastante manjado, mas dá um bom caldo à mesa com amigos e um bom vinho tinto. Vale até um branco bem gelado com esse calor que anda fazendo. Esse aí debaixo fiz com os ingredientes da horta de uma amiga minha... Tudo fresquinho. Delícia!

Você vai demorar menos de 20 minutos para preparar o tagliatelli de verão. Conte aí e depois me fala. Se alguém souber de outras dicas e variações para a receita, please, divida com a gente nos comentários. Bom apetite!!!

Tagliatelli de verão


Ingredientes (serve 4 pessoas)
- 500g de massa tagliatelli
- tomates italianos
- tomates cerejas
- 6 galhos de manjericão
- parmesão
- 1 cebola média
- 4 dentes de alho
- 1 ramo de alecrim
- 2 galhos de coentro
- sal
- pimenta
- azeite

Preparo
- Coloque numa panela quente fios generosos de azeite. Em seguida, acrescente a cebola picada, o alho e uns três punhadinhos de sal. Deixe a cebola cozinhar até ficar transparente.

- Corte os tomates cerejas ao meio e os italianos em fatias ou em cubos. Acrescente o coentro picado, debulhe o ramo de alecrim, acrescente um pouco das folhas de manjericão e moa pimenta a gosto na hora. Mexa tudo. Experimente e regule os temperos.

-Você vai perceber que o tomate vai murchando e soltando sua polpa. Se precisar, acrescente um pouco de água para que o molho não fique muito consistente. Deixe ferver durante uns 5 a 7 minutos. Está pronto. Escalde o tagliatelli, jogue uma colher de manteiga nele e misture o molho. Salpique parmesão por cima e enfeite com as folhas do manjericão.

3 comentários:

Figos & Funghis disse...

Adorei a receita do Tagliatelli. Realmente ficou muito apetitoso.

Unknown disse...

Feliz Ano Novo, Rodrigo! Olha só, vou fazer um pedido - seu blog está ótimo de verdade, adoro todos os posts, mas tá tão internacional que não vi mais nada de Brasília. Volta com dicas daqui, please!? (é que só dá para viajar uma vez por ano, né?. Os outros 11 meses a gente passa por aqui mesmo, né?)

Rodrigo Caetano disse...

Oi Ci, tudo bem?
Seu pedido é uma ordem..aliás, uma bela sugestão.
A dica de terça é para vc.
Beijos e uma excelente década 10.
Rodrigo