terça-feira, 1 de dezembro de 2009

GASTRONOMIX // Tagliatelli ao molho de damasco


Pelo segundo ano consecutivo, uma amiga minha me pede para que eu faça o jantar do seu aniversário. Confesso que é uma honra grande. No primeiro ano, a festa se deu para seis pessoas, escolhidas a dedo. Esse ano, ela queria que fossem 20. Nada contra colocar mais caldo nas panelas, mas cozinhar para pequenos grupos me dá um prazer imenso. A comida sai personalizada, com esmero. Dá para finalizar cada prato: do primeiro ao último. Ela fechou com um grupo de 10. Tá bom.

E assim, foi. Como sairia do trabalho para depois encarar a cozinha, resolvi fazer algo um pouco mais prático. Optei por uma massa – no caso, tagliatelli – com um molho de damascos, camarão e nozes salpicadas. Para enfeitar o prato, dois fios generosos de molho teriaki (molho da culinária japonesa agridoce). Estava eufórico, pois, na minha cabeça, tinha criado o prato. Com certeza, alguém já o fez antes. Mas era primeira vez que reunia os ingredientes num prato. E essa sensação é muito boa.

Vamos ao que interessa:

Tagliatelli com molho de damasco
Ingredientes (15 pessoas)
- 2 cebolas picadas
- 3 caixinhas de creme de leite
- 3 colheres de manteiga
- 1l ½ de leite
- 3 colheres de sopa cheia de farinha de trigo
- 400g de damasco
- 2 kg de camarão
- Suco de 1 limão siciliano
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- Queijo parmesão
- Pimenta do reino
- Sal

Preparo

- Coloque a margarina na panela e, quando estiver totalmente derretida acrescente a cebola, o sal e a pimenta. Deixe a cebola ficar transparente, acrescente as caixinhas de creme de leite. Deixe cozinhar por 1 ou 2 minutos, para pegar o gosto

- Coloque o leite (com a farinha de trigo dissolvida para não empelotar). Mexa bem até o molho começar a ter uma consistência mais firme. Paciência, viu.

- Tempere os camarões com limão, sal, pimenta e alho. Dê uma passada neles rapidamente na frigideira com azeite. Separadamente, bata 300g de damasco no liquidificador com um pouco do leite ou com um pouco de água. Vai formar um “suco” consistente

- Quando o molho estiver com forma mais firme, coloque os camarões. E por último, o “suco de damasco”. Mexa bem. Regule o sal e a pimenta a gosto. Deixe ferver de 5 a 8 minutos.

- Desligue o fogo, escorra a massa que pode ser preparada paralelamente. Misture o molho ao tagliatelli. Monte no parto. Para finalizar, salpique as nozes trituradas, queijo parmesão e, caso você tenha em casa, dois fios de molho teriaki. Caso não tenha, não se descabele. Saboreie.

2 comentários:

Unknown disse...

Vc está pensando em virar o chef em domicílio candango? Eu quero, viu!

Rodrigo Caetano disse...

Oi Cibelle,
tamos aí...
Quer me contratar (risos).
Nos devemos um encontro.
bjos e saudades
Rodrigo Caetano