quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GASTRONOMIX // Risoto de filé picante com figos


Como a blogueira Alessandra Blanco, que escreve o Comidinhas (IG), amo figos. Lembro-me do meu saudoso avô Chico e das nossas idas à feira na Rua General Clarindo, no subúrbio carioca. Todo domingo, quando estava de férias, ele preparava nosso café da manhã – um suco de laranja feito na hora e pão com manteiga – e, em seguida, íamos comprar as caixas de figo. Era uma diversão. Todo mundo o conhecia. Saíamos com os frutos mais bonitos e apetitosos da feira. Depois, sentávamos na varanda da casa dele e devoramos uma caixa cada um.

Esse prato - que vou passar a receita - fiz pela primeira vez para a Tia Georgeth, mãe de um amigo, que acabava de voltar de Londres. Quis recebê-la com algo diferente. Passei no supermercado e fui atrás do que estava mais fresco. Os figos estavam perfeitos. Na hora, fiquei quebrando a cabeça para escolher qual seria o outro ingrediente para o risoto.

Eureca!!!! Para combinar algo com esse fruto tenro, optei por um ingrediente com textura e sabor mais fortes. Pedi filé mignon cortado em tiras. Na minha cabeça, ele tinha de ficar picante. E deu certo. Acompanhe os passos e faça em casa. Serve de 4 a 6 pessoas.

Risoto Georgeth - Filé picante com figos
Ingredientes
- 500g de arroz arbório
- 1,2 kg de filé mignon cortado em tiras
- 1 caixa de figos (6 a 8 figos cortados em quadrados)
- 1 taça de vinho tinto
- 1 cebola média picada
- 1 galho de alecrim
- 1 dente de alho esmagado
- 2 caldos de carne
- 2 colheres de sopa de pimenta calabresa
- azeite
- sal

Preparo
- Tempere a carne com pimenta calabresa, sal e alho esmagado. Se puder, deixe descansar por 1 hora na geladeira para pegar sabor. Em seguida, em uma frigideira quente, coloque um pouco de azeite para passar a carne. Automaticamente, sairá um caldo da carne.Guarde para o risoto. Experimente a carne para saber como está o sabor e regule sal e pimenta.

- Dissolva dois caldos de carne em uma leiteira em 1,5 litro de água e coloque para ferver. Adicione duas pitadas de alecrim.

- Em uma panela grande e quente, coloque quatro fios generosos de azeite. Adicione a cebola e três pitadas de sal imediatamente. Refogue até ficar transparente. Na sequência, despeje o cálice de vinho tinto e o arroz. Mexa até grande parte do vinho evaporar.

- O caldo estará quente. Vá colocando duas conchas desse caldo na panela com o arroz. Mexa sempre. O caldo vai entrando aos poucos no arroz e ele vai inchando. Ponha também aquele caldo que você reservou ao passar a carne em uma frigideira. Repita o processo umas 5 vezes. E experimente para ver se o arroz está sendo cozido.

- Misture a carne ao risoto e mexa. Quando estiver ao dente, desligue o fogo e misture os figos cortados. Mexa levemente. Para encerrar, coloque uma colher de margarina. Ela vai derreter e dar uma leve dourada. Sirva e se quiser, faça um crips de couve para colocar em cima.

Um comentário:

Janaina disse...

Que coisa linda Rodrigo. Fiquei morrendo de vonatde de experimentar...