domingo, 6 de dezembro de 2009

ABOBRINHAS // Calabresa light


Luciano MilhomemColunista de Alimentação Natural do Gastronomix

"Quando a gente pensa que não se surpreende com mais nada, lá vem surpresa! Uma lanchonete do Terraço Shopping, em Brasília, apresenta-se como tipicamente “light”. O letreiro, o visual da loja e o buffet de saladas (ainda que modesto) dão realmente a impressão de um fast food saudável (na medida em que fast foods podem ser saudáveis...). O cardápio, porém, logo escancara a contradição. Oferece quase tudo que se encontra em lanchonetes convencionais. Pior: uma das opções é pizza de calabresa com provolone. Se isso é light, não sei mais o que é light. Sempre achei essa palavra significasse “leve” em inglês. Mas desde quando calabresa e queijo provolone são leves?

Felizmente, nem todas as contradições do mercado gastronômico prejudicam os adeptos da comida vegetariana – essa, sim, costuma ser leve (ou “light”). É preciso observar com atenção. Muitos dos calóricos restaurantes self-service (lá vem o inglês de novo) tem adotado o sistema de preparo de saladas por um cozinheiro ou cozinheira que reúne os ingredientes – sobretudo folhas –, mistura tudo, tempera e coloca molho, sempre ao gosto do freguês. Quem experimenta pela primeira vez descobre duas vantagens: o prazer de uma salada caprichada e a sensação de saciedade, que evita exageros nos pratos quentes depois.

Agora, para os vegetarianos ortodoxos, a melhor pedida é mesmo o Parque Ecológico Terra Viva, a apenas 45 quilômetros da Rodoviária de Brasília (coração da cidade). Ali, o hóspede aprecia comida caseira deliciosa e 100% lacto-vegetariana. O arroz e as massas em geral são sempre integrais. A culinária combina receitas brasileiras e indianas. Mas é preciso tomar cuidado. Os pratos são tão saborosos que, apesar de naturais, podem atiçar o apetite. Há mesmo rodízio de pizza a lenha. Do mesmo forno, aliás, saem também pães macios e quentinhos, alguns recheados com passas. Uma boa manteiga de leite derretida sobre eles completa o sabor. Ninguém resiste.

Vegetarianos politizados, atenção! Os adeptos da candidatura de Marina Silva para presidente da República tem espaço VIP no site da campanha:
www.movimentomarinasilva.org.br. Trata-se do grupo “Vegetarianos (atuais e futuros) que apóiam Marina Silva”. Quem coordena é a simpática Eliane Veggie (o apelido não nega). Na caixa de recados do grupo, há várias dicas interessantes tanto para o militante, que faz do vegetarianismo uma causa, quanto para o diletante (como eu), que simplesmente acha a comida natural muito mais leve (ou light) e saborosa que as demais. Fica a dica. Até a próxima!"

P.S.: Novembro não teve crônica nova. Imprevistos já superados. Peço desculpas ao leitor.

(*) Luciano Milhomem é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e não ingere carne de bípedes e quadrúpedes há dois anos e meio.

Nenhum comentário: