sábado, 21 de novembro de 2009

Pílulas de novembro


‘Diário do Olivier’ está de volta

Um dos franceses mais brasileiros, Olivier Anquier, volta à tela do GNT. A nova temporada, com quatro episódios, de “Diário do Olivier” vai ao ar a partir do dia 24 de novembro, terça-feira. Para começar, o chef francês – que está no Brasil desde 1979 - prepara um arroz com frutos do mar. Mas antes, visita o restaurante “Jango’s Bar”, em Angra dos Reis. O estabelecimento, comandado pelo pescador Jango, funciona dentro de um barco, e faz entregas para muitos dos iates e embarcações atracados nos arredores.

A receita do arroz com frutos do mar de Olivier leva lagosta, acamarão, polvo, lula, lagostinhas...Só pode ficar bom, né? Mas é necessário seguir uma ordem para o cozimento. Vamos lá: o chef descasca uma lagosta e coloca numa chapa para assar, com a casca virada para baixo: “Toda a umidade e o sabor estão preservados assim”. Numa frigideira, vão pimentões e cebola. Os frutos do mar são acrescentados obedecendo à uma ordem: primeiro o polvo pré-cozido, depois a lula, em seguida, a lagostinha e, por último, os camarões. Olivier mistura o arroz, e para finalizar, tempera com pimenta calabresa, páprica, pimenta do reino e vinho branco.

Não dá para perder, né? E tem mais. Esse é só o primeiro episódio. No programa, o chef viaja pelo país, expondo a história e os costumes do povo local por meio de seus pratos, sabores e temperos.

Diário do Olivier – INÉDITO
GNT - Canal Globosat
Estreia terça-feira, dia 24, às 23h30
Horários alternativos: quartas-feiras, às 13h30; quintas-feiras,
às 18h30; sábados, às 19h30 e segundas-feiras, às 6h30
.

Aulas no Madame Aubergine em SP
A chef Cris Macarone e sua intrépida trupe de convidados fazem a festa nos meses de novembro e de dezembro. Tem cursos de risotos, como fazer menu para festas instantâneas, ceviche, receitas de natal. Entre no site e planeje seu curso.
Site:
http://www.madameaubergine.com.br

Curso de gastronomia francesa em Brasília
A Escola de Gastronomia de Brasília traz no dia 29 de novembro o chef Grégoire Gaumont, dono do Buffet Paris, para uma aula com degustação e harmonizada com vinhos. O cardápio da aula terá couvert, cassoulet e damasco ao Sabayon de Muscat.
Informações pelo telefone (61) 8111 1007 ou pelo site
http://www.escoladegastronomiabsb.com.br

Nenhum comentário: