terça-feira, 24 de novembro de 2009

GASTRONOMIX // Receita exclusiva da Alice


Prezados e queridos leitores do blog Gastronomix,
a chef Alice Mesquita, do tradicional restaurante francês Alice Brasserie (ver Guia Brasília), com sua gentileza - que lhe é peculiar - enviou para nós uma receita exclusiva: Filé de cordeiro em redução de seu molho e vinho tinto. A primeira vez que a chef criou o prato foi em junho de 2009, quando o restaurante dela promoveu o primeiro jantar do festival A Mesa dos Prazeres, em homenagem ao ano da França no Brasil.

Com vocês, a receita:

Filet d´agneau sauce poivrade
Filé de cordeiro em redução de seu molho e vinho tinto
(6 pessoas)

Ingredientes

- 1 kg de filé de cordeiro limpo
- 100g de aparas de cordeiro
- 500ml de vinho tinto seco
- 1 cebola
- 2 cravos
- 1 cenoura
- 4 dentes de alho
- 1 maço de salsa
- 1 galho de tomilho
- 2 folhas de louro
- 50g de gordura de pato
- 100ml de vinagre de arroz
- 50g de manteiga
- 50g de farinha
- 100g de geléia de amora
- 50ml de conhaque
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preparo
Molho
- Na véspera, junte em um recipiente de vidro o vinho, o filé de cordeiro, as aparas, a cebola espetada com os 2 cravos, a cenoura picada, o alho amassado, a salsa picada, o tomilho e o louro.Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte.

- No outro dia, retire o filé da marinada, seque com toalha de papel e reserve a marinada. Esquente em fogo alto uma panela de fundo grosso, derreta a metade da gordura de pato e doure as aparas de cordeiro.

- Adicione o vinagre e reduza até a completa evaporação.Junte, então, a marinada, diminua o fogo e continue o cozimento por cerca de 30 minutos.

- Misture a manteiga e a farinha em uma tigela. Passe o molho por uma peneira e junte à mistura de manteiga e farinha batendo bem com um batedor manual até que fique completamente homogeinizado.

- Adicione a geléia e leve o molho ao fogo mexendo sempre. Reserve em local aquecido.

Filé de cordeiro
- Tempere o filé de cordeiro com sal e pimenta. Esquente o restante da gordura de pato e doure o filé. Coloque o cordeiro sobre um prato. Fora do fogo, acrescente o conhaque na frigideira, leve ao fogo e flambe. Junte o caldo da frigideira ao molho. Misture bem e sirva bem quente sobre o cordeiro.

Nenhum comentário: