domingo, 15 de novembro de 2009

GASTRONOMIX // Os contemporâneos de Berlim

A comida contemporânea funciona como um ímã para mim. Ela me atrai bastante. Confesso que das escolhas que fiz em Berlim não tive tanta sorte assim. Os dois restaurantes abaixo são excelentes lugares para uma noite agradável. Não necessariamente uma noite gastronômica, já que a alquimia dos pratos pedidos não estava tão espetacular assim. Também nada que comprometa o momento no restaurante. É só uma observação de uma pessoa exigente, ok.

MORE

É um café, restaurante e bar jovem, moderno e badalado. O tom da casa é vermelho, embora a logomarca seja marrom com rosa. Destaque para a iluminação que valoriza o espaço e deixa as mesas com cantinhos especiais.

Chama também atenção o grande balcão de madeira do bar. À noite, quem quiser só tomar um drink e comer uma entradinha pode se acomodar sem prejuízo por ali. O local ferve. O atendimento é atencioso. A comida é justa e honesta. Nada que deixe na sua memória um gosto de quero mais ou de querer bater ponto no restaurante. Vale o quanto se paga por ela.

O ponto alto do More é a paquera. Para os mais desavisados, vale ressaltar que o restaurante tem predominância do público gay. O restaurante está localizado no maior metro quadrado gay de Berlim. Nessa rua, há restaurantes, cafés, bares, livrarias e lojas de roupa.

Filé de Salmão grelhado com vagem, cubos de batata e legumes
com molho branco pimenta rosa e salsinha (14,50 euros)


CAFE DES ARTISTES

O segundo contemporâneo é mais sofisticado e romântico. O capricho na entrada é um belo cartão de visitas. As margaridas brancas e hortênsias cercam as mesas do lado de fora do restaurante. Ao entrar, uma surpresa. Um grande bar o espera na entrada com um grande lustre de cristal no meio. As paredes são laranjas com quadros azuis em todas elas.

São três ambientes internos e o pé direito é alto. O atendimento é primoroso. Para começar, fomos de Vinho Ochagavia (Merlot, Chile 2007). Caiu bem suave para esquentar a noite e combinou bem com os pratos pedidos.

Peixe branco com aspargos, legumes e molho (13 euros)

File de Monkfish com risoto de limão (22 euros)


Como falei, os pratos estão bons. Saborosos e bem apresentados.
A dica vale pelo conjunto da noite.

More
Motzstrasse 28
Schöneberg - Berlim (Alemanha)
Telefone: 030 236 35702
Site:
www.more-berlin.de

Café des Artists
Fuggerstrasse 35
Schöneberg - Berlim (Alemanha)
Telefone: 030 236 35249
Site:
http://www.artistico-berlin.com/

Nenhum comentário: