terça-feira, 17 de novembro de 2009

GASTRONOMIX // Colher e cozinhar: combinação perfeita

No fim de semana, fui chamado para duas missões: dar uma palestra para os alunos de Gastronomia do Iesb sobre comunicação e culinária e cozinhar colhendo ingredientes diretamente da horta. As duas tarefas me deram muito prazer. Até porque uma delas foi um pedido da minha irmã, que dá aulas no Iesb, e a outra foi um convite de duas amigas sensacionais – Suzana e Manuela.

Vi Suzana iniciar a horta dela há cerca de três meses. Olha que ela se dedicou para montá-la. Comprou livros, escolheu as plantinhas, meteu a mão na terra e vejam só no que deu a nova paixão dessa potiguar. Minha gente, a horta dela está belíssima. Tem de tudo. Veja só uma pequena demonstração:

Abobrinhas Framboesa

Manjericão (3 tipos) Pimentão

Tomate cereja Coentro

Beterraba Nabo

Alface americana Maracujá

E ainda tem gergelim, alfazema, brócolis, lavanda, milho, feijão, melão, alecrim, cebolinha, acerola, pitanga, cenouras baby, limão, capim santo... Bom, passei na horta e colhi alguns dos ingredientes do almoço que fiz para quatro pessoas.

A receita foi uma massa simples com ingredientes bem italianos.
Bavete Italianíssima
Ingredientes
- 500g de Bavete
- 1 abobrinha bem grande cortada em cubinhos (ou 2 médias)
- 1 caixa de tomate cereja
- 4 ramos de alecrim
- suco de 1 limão siciliano
- 1 pimenta dedo de moça
- 2 dentes de alho
- 1/3 de alho poró
- 5 ramos de coentro
- ½ cebola pequena
- 4 ramos de manjericão verde
- azeite, pimenta e sal a gosto

Molho
- Corte as abobrinhas em cubinhos e deixe-as mergulhadas em água com algumas gotas de limão para ela não oxidar. Quando for usá-la, tire a água e tempere com um sal e pimenta de moer.

- Em uma panela quente, coloque três fios generosos de azeite. Coloque os dentes de alho picados, o alho poró e a cebola e deixe dourar um pouco. Em seguida, acrescente a abobrinha, o suco de um limão siciliano e as pétalas dos ramos de alecrim. A abobrinha vai começar a cozinhar e soltar um pouco da sua água. Não remova esse caldo.

- Quando ela começar a ficar mais al dente, acrescente os tomates cortados ao meio, o coentro, o manjericão e a pimenta dedo de moça. Mexa cuidadosamente. Experimente o molho e ajuste o sal.

- Paralelamente à preparação do molho, cozinhe a massa. Escorra e depois misture o molho com a bavete. Sirva salpicando manjericão roxo, alecrim, raspas da casca do limão siciliano e um coentro para decorar. Bom apetite!!!

4 comentários:

jwl disse...

Fala Rodrigo,
É muito bom fazer aquilo que se gosta!!! Esta horta não contém agrotóxicos, então, essa pasta deve está uma delícia vou ariscar em breve.
O que é Iesb? Que tal disponibilizar esse material de sua palestra?
Abraços
Will

Anônimo disse...

O banquete dos deuses foi tão maravilhoso e servido com tanto carinho que pela primeira vez na vida sinto uma vontade sincera de aprender a cozinhar, rs.
Aquele jantar me catequizou, viu?
Espero que não ficar só no discurso. Vou escolher uma receita do blog (mais simples, pra começar) e colocar a mão na massa!
bjs
Kennia

Rodrigo Caetano disse...

Olá Will,
falha minha.
Iesb é um centro universitário aqui em Brasília que tem graduação em Gastronomia.
A minha palestra foi sem nenhum power point. Foi na saliva. Mas gostei bastante de falar para um auditório cheio de alunos.
Que bom que está de volta por aqui.
abs
Rodrigo Caetano

jwl disse...

Fala Rodrigo,

Valeu!!! Dei uma olhada no site do IESB gostei das disciplina do curso. Sempre que posso dou uma passadinha por aqui!!! Meu que legal o "jantar da Navarro".
abs
Will