terça-feira, 27 de outubro de 2009

GASTRONOMIX // Motivação para cozinhar?


Está sem motivação para cozinhar ou se arriscar na cozinha?
Convidei dois ajudantes – para agradar a todos - que me deram uma forcinha na preparação de um jantar especial. Caso precisem da ajuda deles para temperar sua refeição, me avise que passo os contatos.

Brincadeiras à parte, espero que minha receita motive vocês o suficiente para aquecerem as panelas e prepararem algo que surpreenda os comensais.

Dessa vez, fiz umas compras rápidas e coloquei a cabeça para desenferrujar um pouco. Combinei o salgado com um sabor mais neutro no risoto e uma carne com o azedinho aveludado do damasco. Vamos à receita:

Risoto de gorgonzola e aspargos com medalhão de filé
ao molho de damasco e crisps de alho poró

Ingredientes (serve duas pessoas)

RISOTO
- 2 xícaras e meia de arroz arbóreo ou carneroli
- 2 tabletes de caldo de carne (é melhor fazê-lo, mas...)
- 100g de queijo gorgonzola
- 1 taça de vinho branco ou espumante
- 10 aspargos
- ½ cebola média picada
- 1 colher de sobremesa da margarina
- Azeite e sal a gosto

CARNE
- 6 pedaços de medalhão de filé
- Sal e pimenta a gosto

MOLHO
- 1 xícara (chá) de damasco
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 6 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de aceto balsâmico
- Sal a gosto

CRISPS
- 1 talo de alho poro cortado em tiras
- 100 ml óleo de girassol
- 1 pitada de sal

Preparo

RISOTO
- Em uma panela quente, coloque o azeite. Em seguida, a cebola. Refogue um pouco até ela ficar transparente. Junte a taça de vinho branco e espumante e o arroz. Mexa e espere a bebida alcoólica evaporar. Vá adicionando – de uma a duas conchas - o caldo quente que você fez em uma leiteira. Prepare o braço e mexa. Sempre. O caldo também deve estar temperadinho (se quiser, coloque uma erva) pois ele vai entrando aos poucos no arroz.

- Repita a operação até o arroz ficar ao dente. Nesse ponto, acrescente o queijo e, por último, os aspargos cortadinhos em tamanhos pequenos e previamente escladados em água e sal para amolecerem. Misture tudo e, para finalizar, vale uma colher de margarina para dourar o risoto.

CARNE
Tempere a carne com sal e pimenta a gosto 30 minutos antes de passá-la na frigideira quente com azeite.

MOLHO
- Deixe o damasco de molho na água por duas horas. Depois, pique-o em pedacinhos. Leve o damasco com toda a água para cozinhar. Deixe esfriar. Bata no liquidificador o damasco com a água do cozimento, a cebola, o alho e o sal a gosto. Reserve.

- Aqueça o azeite. Acrescente o açúcar e deixe dourar. Rapidamente, junte os demais ingredientes. Cozinhe por 20 minutos. Para conseguir a consistência desejada, acrescente mais água e espere ferver, ou deixe mais tempo até engrossar. Por último, coloque o aceto e mexa. Seu molho estará pronto

CRISPS
- Deixe o óleo aquecer em uma panela. Use o truque do paito. Quando ele acender, coloque as fatias de alho poro para fritas com uma pitada de sal. Não deixe escurecer. Retire e deixe secar em papel toalha.

2 comentários:

Aline Gomes disse...

Apetitoso! Vou testar a receita, mas sem o molho de damasco.

Luiz Casado disse...

Muito bom o seu blog
abraços

Luiz