sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DRINK_ME // Ekpliksy no antigo Galeraki


Por Juliana Raimo

Há alguns anos, existiu ao lado dos restaurante La Tartine e Mestiço, em São Paulo, um restaurante chamado Galeraki. Eu adorava a sua culinária mediterrânea e principalmente a recepção superatenciosa do Fabian, o antigo dono. Numa de minhas visitas ao charmoso sobrado, eu, Fabian, Mau e Andréa praticamente inventamos um drink que foi apelidado de Ekpliksy (espero ter escrito corretamente). Segundo Fabian, esta palavra significava em grego a "sensação de surpresa ao se deparar com algo muito bom". Essa foi a minha reação ao experimentar este delicioso drink preparado por ele.

Infelizmente, o Galeraki fechou, mas o drink permaneceu no meu caderninho de anotações da época. Utilizando um licor bastante conhecido mas pouco usado na coquetelaria contemporânea. O Frangelico, licor de avelãs criado na região de Piemonte, Itália, há mais de 300 anos, é a vedete da história.

Ekpliksy

Ingredientes
-75ml de Vodka Absolut
- 25ml de licor Fraangelico
- 15ml de suco de limão tahiti
- gelo

Preparo
Misturar todos os ingredientes numa coqueteleira com gelo, chacoalhar bem e servir em taça Martini previamente gelada. Se desejar, decorar com uma tirinha fina da casca do limão.

- Dica: Frangelico puro com gelo e uma fatia de limão é um ótimo drink digestivo.
- Agradecimentos: Fabian e Andréa
- Fontes: Frangelico liquore, Piemonte, Itália http://www.frangelico.com/

Antigo Galeraki (só para recordar - ei gente, ele não existe mais, tá!)
Rua Fernando de Albuquerque, 255
Consolação, São Paulo

Nenhum comentário: