quarta-feira, 21 de outubro de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Eu vi o rei...

Por Rosualdo Rodrigues

Mais uma vez Bebel terá que esperar até a quarta que vem, porque, na sexta-feira, fui ao show de Roberto Carlos e não tem como não comentar o fato. Ainda mais porque foi a primeira vez que vi o rei ao vivo e, podem acreditar, um show de Roberto Carlos é "uma experiência". Eu não fazia ideia. Para começar, soa estranho porque aquela figura, aquela voz, aquelas músicas, tudo está tão impregnado no nosso imaginário, é tão familiar, que temos a sensação de já ter visto aquilo 100 mil vezes antes.

Mas, por mais que ouça os discos de Roberto e o veja na tevê, você só terá a verdadeira dimensão de quem é ele estando no meio de uma plateia como aquela que lotava o Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, na noite de sexta-feira. Uma platéia embevecida diante de um ídolo que lhe dá todas as justificativas para ser adorado.

Roberto sabe como ninguém usar o próprio carisma. Tem uma impressionante cumplicidade com seu público, trata-o com um carinho e um respeito que nem sempre podem ser esperados de grandes estrelas. Por isso, quando você ouve o público explodir em uníssono nos primeiros acordes de uma canção mais clássica, como Detalhes, não tem como disfarçar aquela lagrimazinha que começa a se formar no canto do olho.

É uma emoção tão pura e natural que ele canta Nossa Senhora, Mulher pequena, Caminhoneiro e você nem se dá conta de que tem, digamos, restrições a músicas como aquelas. Na combinação Roberto Carlos + platéia tudo vira ouro. Tudo vira lembrança, pelo menos para mim, de mãe, pai e irmãos, Natal em família, a vida passando em retrospectiva como um filme.

No show que comemora os 50 anos de carreira do rei, ele cantou o que poderia se chamar the best. Mas é difícil resumir as "tantas emoções" desse meio século em duas horas de apresentação. Mais difícil ainda fazer uma seleção de 10 das melhores músicas do repertório de Roberto. Mas, vamos tentar:

1 ) Detalhes
2 ) Ninguém vai tirar você de mim
3 ) Não há dinheiro que pague
4 ) As baleias
5 ) Amada amante
6 ) Amor perfeito
7 ) As curvas da estrada de santos
8 ) Sua estupidez
9 ) Você não serve pra mim
10 ) Outra vez

6 comentários:

Anônimo disse...

roberto é tudoooooo!!!!

Roberio disse...

Realmente as músicas do Roberto Carlos fazem parte da nossa história, goste ou não.
Abraço.

Beto disse...

Meu top 10 do Rei
1 - detalhes - principalemte o trecho do "vc tenta até o fim

2 - Vc não serve pra mimm - com copo de uísque na mão

3 - Além do horizonte

4 - Fera ferida

5 - Por isso eu corro demais

6 - Olha

7 - O portão - é lembrança de propagande de calça jeans desbotada

8 - Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos

9 - Negro gato

10 - Só vou gostar de quem gosta de mim

Beto

Paulinho Mesquita disse...

roberto carlos é muita lembrança de natal. todo ano rolava ele na vitrola, depois no cd e hj no dvd pra minha avó curtir!
e nós, netos, acabamos aprendendo a gostar juntos.

Rosualdo Rodrigues disse...

legal, paulo. pensei q RC no natal fosse coisa de minha geração. Rsrsrs

Melinha disse...

Realmente o Rei Roberto Carlos é único, se dependesse de mim assistiria todos os seus shows. Gosto demais de suas músicas.