terça-feira, 22 de setembro de 2009

GASTRONOMIX // O sabor da simplicidade


Amo cozinhar. Seja comida mais refinada. Seja comida simples.
Meus amigos pensam que só faço o sofisticado. Não é verdade. Num fim de semana, chamei o Rosu (colunista de música do Gastronomix) para comer lá em casa. Descrevi o cardápio por telefone e ele riu. E depois, me disse:

- Ué, você cozinhando essas coisas simplezinhas?
- Sim, Rosu. Venha para cá e deixa de papo.

Comida simples não é fácil de fazer. Nem tem menos valor. A graça está no tempero, no sabor e em saber combinar ingredientes. Pensei em algo leve e com sabor suave. Como não queria um prato com molho, deixei a abobrinha na manteiga e a gema do ovo para mesclar com ingredientes mais sólidos.

Os sabores integraram super bem. E o doce da farofa de banana e castanha de caju, modéstia à parte, fez sucesso. Rosualdo e Daniel, meus convidados, se renderam ao sabor da simplicidade. Anote aí para você fazer para um sábado ou domingo em casa. O prato não é demorado. Todos os ingredientes, incluindo uma salada de entrada, custaram R$ 36,00 – com direito a repeteco.

Filé Simplicidade

Ingredientes
Arroz com abobrinha
- 1 copo de 350 ml de arroz branco
- 2 copos de 350 ml de água
- ½ cebola
- 1 dente de alho picado
- 200 g de abobrinha
- 1 colher de chá de margarina
- Azeite, sal e pimenta a gosto

Farofa
- 2 xícaras de chá de farinha baiana (pode ser qualquer uma que quiser)
- ½ cebola
- 1 banana prata
- 50 g de castanha de caju
- 2 colheres de chá de margarina
- Sal

Filé mignon
- 3 filés
- ½ cebola roxa
- azeite, sal e pimenta a gosto
- 3 ovos fritos (já ensinei a fazê-los no post de domingo)

Preparo

Arroz com abobrinha
Coloque a panela em fogo médio, acrescente dois fios de azeite, coloque quatro piatadas de sal, o dente de alho picado e refogue a cebola cortada em quadradinhos até que ela fique transparente. Misture o arroz, já lavado, e mexa um pouco para que os temperos ”grudem” no arroz.

Na sequência, coloque os dois copos de água e espere ferver. Não mexa mais na panela até que a água seque até o fundo da panela. Você terá um arroz soltinho.

Enquanto o arroz cozinha, pegue uma frigideira, deixe esquentar um pouco e coloque a margarina. Em seguida, misture com a abobrinha ralada. Tempere com sal pimenta e alguma erva, caso seja do seu gosto. Cozinhe um pouco até ela ficar mole e, no fim, misture com o arroz pronto.

Farofa de banana e castanha de caju
Em uma panela quente, coloque duas colheres de margarina. Depois, a cebola e o sal a gosto. Cozinhe até ficar transparente. Acrescente a farinha e mexa aos poucos. Quando ela for encorpando misture a banana, cortada em rodelas, e a castanha de caju triturada. Prove, regule o sal e pronto.

Filé mignon
Tempere a carne macia com sal e pimenta. Mais nada. Passe na chapa com azeite. Se quiser use um azeite com sabor, como o de manjericão. Enriquece e ressalta o sabor da carne. Doure umas rodelas de cebola roxa para colocar em cima.

Bom apetite!!! Não é simples?

2 comentários:

jwl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jwl disse...

Blz Rodrigo,

Comidinha caseira isso é muito!!! simples de fazer, simples de degustar com simples ingredientes “saber combinar esses ingredientes é uma arte”. Sendo boa, não importa se é simples ou requintada. Gostei, do passo-a-passo é bem simples...Tô com fome.
abs,
Will