quarta-feira, 23 de setembro de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Pena que você não foi

Por Rosualdo Rodrigues

Chama-se Iê iê iê o disco novo de Arnaldo Antunes. E o nome diz tudo. É dançante com um quê de ingênuo. E, apesar da referência no som jovem-guarda, o disco não tem nada de saudoso, é algo bem do nosso tempo, mais que mera releitura. Isso porque, em se tratando de Arnaldo Antunes, o ingênuo não implica em escassez de informação ou de inteligência. Arnaldo usa o intelecto de forma lúdica, e não como se, ao fazê-lo, tivesse a missão de resolver todos os dilemas da humanidade. Brinca com palavras, pensamentos e idéias e expressa imenso prazer nisso. Daí que há algo de infantil em muitas de suas músicas, mas nunca se pode dizer que elas são simplórias.

Justamente por Iê iê iê ser assim “dançante com um quê de ingênuo” é que o público que foi ver e ouvir Arnaldo Antunes sábado passado, aqui em Brasília, nem conhecia a maioria das músicas (eu, inclusive), mas caiu na dança como se conhecesse aquelas canções de toda a vida. Um show maravilhoso que, infelizmente, foi visto por pouca gente. Cerca de 250 pessoas, menos da metade da capacidade do lugar, o Mercado Alternativo, ali no espaço do Camping (pelo projeto Natura Musical).

Arnaldo e banda – a mesma que o acompanhou na gravação do disco e que inclui Edgard Scandurra, do Ira! – tocaram como se ali fossem 250 mil. Show impecável, a começar pelo cenário, todo feito de camisetas coloridas, sobre as quais a luz se projetava, fazendo bonitos efeitos, e pelo estiloso figurino assinado por Marcelo Sommer.

Ademais, o repertório. Além das músicas de Iê iê iê, sucessos dele, como Pedido de casamento e Consumado foram apresentadas devidamente adequadas à proposta do disco, com novos arranjos. Mais incrível ainda o que ele fez com músicas alheias, como Vou festejar (aquele sucesso de Beth Carvalho), transformando-a em... roquezinho iê iê iê. E também com Pra aquietar, de Luiz Melodia, e Quando você decidir, de Odair José...

Quer saber? Não vejo a hora de sair o DVD com todas elas incluídas.

É possível ouvir todo o Iê iê iê no site de Arnaldo Antunes
http://www.arnaldoantunes.com.br/sec_discografia_view.php?id=41

Nenhum comentário: