quinta-feira, 17 de setembro de 2009

GASTRONOMIX // O Manifesto do Chuchu

Hoje é um dia histórico para o blog Gastronomix. A meu pedido, a chef Roberta Sudbrack – pessoa que tenho enorme admiração e respeito por sua trajetória – escreveu por que é árdua defensora do querido chuchu. Com vocês, O Manifesto do Chuchu. Divirtam-se:

O MANIFESTO DO CHUCHU

Por Roberta Sudbrack (*)
Convidada especial do Gastronomix


“Bastaria a chancela de Carmem Miranda, em minha opinião, para que a fama do chuchu fosse outra. Só isso já seria o bastante para que recebesse honras de Chefe de Estado ao chegar à feira livre todos os dias. Todos os outros legumes e verduras deveriam fazer uma flexão e baixar as cabecinhas enquanto ele passasse.

Ora, se numa de suas músicas mais conhecidas, esta inclusive, um belo desabafo, ela escolhe alguém como o chuchu para manifestar seu patriotismo e amor pelo Brasil! “Enquanto houver Brasil, na hora da comida, eu sou do camarão ensopadinho com chuchu”. O que mais podemos querer que ele prove? Que tem textura? Tem! Que tem sabor? Mas é claro que tem. Que tem personalidade? Das fortes! Que tem apelo? Ora, pergunte à Carmem Miranda, meu caro!

O que acontece com o chuchu e com tantos outros ingredientes maravilhosos que fazem parte do nosso dia a dia, seja porque por aqui nasceram, ou porque de algum lugar vieram e por aqui ficaram, é a falta de compreensão. Falta essa que até a Carmem já experimentou: “Disseram que voltei americanizada...” Compreender não é tarefa simples. Rotular dá bem menos trabalho!

O chuchu tanto pode ser o ingrediente de uma só receita. Rótulo que costuma carregar. Como pode ser surpreendente e repleto de possibilidades. Tudo depende da maneira como é encarado. Daí, mais uma vez, não dá para não lembrar de Carmem e da enxurrada de críticas que recebeu quando voltou ao Brasil: “Mas para cima de mim, para que tanto veneno?”

Felizmente vivemos uma fase riquíssima na gastronomia brasileira. Fase essa que nos coloca alertas, despertos e atentos a todas as possibilidades de um ingrediente. Prontos a experimentar, rever conceitos e surpreender.

Surpreender, talvez seja a palavra mais adorada da gastronomia atual. Para surpreender vale tudo, bolhas, bolhinhas e bolhões! Equipamentos de última geração, pirotecnia e até de fogos de artifício se for necessário! Mas vale também e porque não, a boa e velha compreensão. Talvez o ingrediente mais humilde dessa receita. Entender o ingrediente, sua composição e sua estrutura e explorar novas possibilidades de textura, cocção e sabor a partir dessa compreensão.

Camarão com chuchu, na versão da Roberta Sudbrack.
Iguaria da nova temporada do restaurante da chef


Tudo isso pode ser tão instigante e interessante quanto às viagens através das novas tecnologias gastronômicas e suas insistentes pirotecnias. E mais, pode também levar a caminhos nunca antes navegados. Caminhos brasileiros, genuínos e emocionantes, como só nós, brasileiros e amantes do chuchu, sabemos percorrer: “Eu que nasci com o samba e vivo no sereno. Topando a noite inteira a velha batucada. Nas rodas de malandro minhas preferidas. Eu digo mesmo eu te amo e nunca I love you. Enquanto houver Brasil, na hora da comida, eu sou do camarão ensopadinho com chuchu

Roberta Sudbrack

Rua Lineu de Paula Machado, 916
Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3874 0139
Site: Http://www.robertasudbrack.com.br

(*) Roberta Sudbrack é chef autodidata. Foi a primeira chef e mulher a comandar a cozinha do Palácio do Planalto. Desde 2001, possui seu próprio restaurante no Rio de Janeiro. Já cozinhou duas vezes para Rei Juan Carlos, da Espanha, explorando os ingredientes nacionais. Sudbrack é dona do simpático golden retriever Frederico, companheiro de todas as horas. Escreve um delicioso blog. Leia: http://robertasudbrack.com.br/blog/.

14 comentários:

Gabriela Wolthers disse...

Rodrigo:
Demorou mas finalmente a sua "chefe", com "e" no final mesmo, tomou vergonha e entrou no seu blog. Já sabia que iria encontrar um espaço de bom gosto e atento a detalhes, mas vc conseguiu superar as expectativas. Está muito gostoso de ler. Literalmente.
bjs
Gabriela

Roberta Sudbrack disse...

Gabriela, eu entro aqui sempre! Porque adoro! E escrever aqui então...foi uma honra! Obrigada!

Rodrigo Caetano disse...

Nossa, que alegria.

Minhas chefe e chef prediletas de uma vez só. Realmente, o dia é especial.

Gabriela, que bom que vc gostou do blog. Seja bem vinda e terá mais dicas não só de Brasília, mas do Rio tb.

Roberta, agradeço o seu carinho e sua atenção. É uma honra tê-la por aqui. Vamos continuar nos visitando virtualmente e, em breve, pessoalmente. E viva o Chuchu!!!

Rodrigo Caetano
diretamente de Manaus, num calor de 256 graus

Marcella disse...

Percebi agora que não é só a comida da Roberta Sudbrack que é gostosa! Seu texto é uma delícia também!

Wilson Júnior disse...

Sou um carioca adorador de chuchu, quiabo, machiche e afins... Mas estava cansado de comê-los em restaurante por quilo. O restaurante de Roberta Sudbrack, pra mim, é uma benção. Adoro provar as variações de sabor que ela estrai daquelas delícias!

Wilson Júnior disse...

Ops! Extrai é com "x"...

Mariana disse...

Dou uma dica para uma saladinha gelada e deliciosa:

Chuchu em pedaços
Tomates cereja
Mussarela de búfala

Tudo temperado com bastante cebola, azeite, sal, pimentinha e o fatal dessa salado: alho cru amassadinho!!!

Salve o chuchu!!!

Mariana

Roberta Sudbrack disse...

Salve o chuchu! Adorei essa...

jwl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jwl disse...

Blz Rodrigo,

De volta.."10 entre 10 Brasileiros preferem Chuchu" Acho que alguem disse isso. Vida longa ao Chuchu e as delicias da Roberta.
Sim, uma sugestao...tem encontros de glogueiros (certo)... logo, logo vc tera de fazer um encontro dos fas do seu blog e de preferencia um menu desgustacao no restauraente da Roberta (gde chef).
Que pena vc no Rio ee nem sabia. Muito bom o texto do Chuchu.
grande abraco,
Will

Ps. Tudo sem acento problemas no teclado.

Rodrigo Caetano disse...

Will,
sugestão anotadíssima.
Bom saber que está de volta no Gastronomix.
abs
Rodrigo Caetano

Pedro Botelho disse...

Rodrigo,

Passei por aqui para parabenizar mais uma vez pelo Blog e pela matéria com a Chef...

um abraço Sudbaquiano...KKK

Pedro Rui

Anônimo disse...

Eu sou baiana e cresci comendo chuchu e quiabo, as verduras mais desprezadas pelos paulistas. Eu as como todas as semanas em NY, onde moro.

Lua Cardoso disse...

Viva o CHUCHU!!!!


VIvaaaaaa!!!

;)