terça-feira, 15 de setembro de 2009

GASTRONOMIX // O encanto do Zazá Bistrô


Era uma casa muito engraçada, tinha teto, chão e umas delícias gastronômicas que só vendo. Ou melhor, experimentando. O local é o Zazá Bistrô, um charmoso restaurante na esquina da Rua Prudente de Moraes com Joana Angélica, no coração de Ipanema.

Na semana passada, estive a trabalho no Rio de Janeiro e pude conhecer lugares bem bacanas que vou descrever para vocês. Na quinta, fui ao Zazá Bistrô com um casal de amigos: Tina Vieira e William Passos. A indicação foi deles. O local é especial, porque foi lá onde rolou o primeiro beijo dos pombinhos...

O ambiente é kitsch e descontraído. A nova decoração para comemorar 10 anos é assinada pelo artista plástico Zemog e parece que você está em casa. Rosas vermelhas de veludo, tecidos coloridos, madeiras, arranjos de bom gosto. O andar superior parece um grande lounge, bem intimista, com mesas baixinhas e tatames para sentar (ambiente abaixo). Destaco ainda a varanda fervida do bistrô, além de um muro verde que foi grafitado pelo grupo Flesh Beck Crew.

A criatividade e a variedade de drinques atraem. Tomamos quatro tipos diferentes: três de vodka e um de cachaça. O local tem uma carta farta de aguardente com mais de 15 marcas. Um dos drinks experimentados foi o Shangri-lá! Sente só os ingredientes: Vodka, morango, cranberry, suco de limão siciliano e hortelã e especial borda de chocolate picante. Uma delícia!!!

Pedimos duas entradinhas. Uma chamada Degustação de 4 delícias (Samosa, tartar de atum, ceviche e tapioca) e brusquetas (quatro unidades: duas tradicionais com tomate e manjericão e duas com brie, mel e nozes). Compartilhamos todas e saboreamos com os drinks pedidos.

Optamos por dividir os pratos principais. Pedimos dois. A cozinha de lá é leve, feita com ingredientes frescos (garante o garçon) e toques orientais e brasileiros. Um mix fusion orquestrado pela própria Zazá, que costuma viajar pelo mundo experimentando sabores e levando as influências para seu bistrô.

Os pratos foram: dupla de atum em sagú de tapioca ao gergelim em creme de wasabi e couve crocante e atum semicru com camarões e cogumelos, servido com arroz jasmim. Tudo bem saboroso. Da próxima vez, vou dessa opção: Rosbife de cordeiro assado e desossado por seis horas com especiarias, sobre ravioli recheado de pure de baroa trufado no molho de iogurte, hortelã e amendoas crocantes (foto acima).

Não fomos de sobremesa. Mas babe em algumas das opções: Rolinhos crocantes com Nutella derretida por dentro e sorvete de mel de abelha com calda de chocolate. (é assado, não é frito!) e Cubinhos de manga marinados com gengibre, hortelã e limão, com farofa super crocante de amêndoas e calda caseira de frutas vermelhas.

Tudo feito com muito esmero, na Rua Joana Angélica, número 40. Imperdível.

Zazá Bistrô Tropical
Rua Joana Angélica, 40
Ipanema – Rio de Janeiro (RJ)
Telefones: (21) 2247 9101 e 2247 9102
Site:
www.zazabistro.com.br

12 comentários:

Pedro Botelho disse...

Olá Rodrigo ,

sou teu leitor e somente hoje leio teu post sobre musica portuguesa..
sou Açoreano mas moro no Brasil muitos anos e sempre me pergunto do porque do preconceito com a musica portuguesa,já que na mão inversa os portuguesas adoram e sabem tudo da musica brasileira ...vá lá entender...

sou um aficionado por tudo que se refere a comes e bebes e por isso mesmo seu leitor...rsrs

parabens pelo blog

abraços
Pedro Rui

Rodrigo Caetano disse...

Olá Pedro,
que bom que vc sempre passa pelo blog. Aqui tem comes, bebes e boa música como a portuguesa - extremamente rica. Adoro Marisa, Antônio Zambujo, Teresa Salgueiro e outros tantos infantes.

Preconceito é para quem tem tempo a perder. Atraso de vida. Vamos em frente, né, meu caro. Vamos curtir.

abs e obrigado pela leitura
Rodrigo Caetano

Lígia Corrêa disse...

Olá Rodrigo! Tudo bem?
Sou amiga dua sua queridíssima irmã e ela sempre coemtnava sobre seu blog comigo e com meu namorado, entrei algumas vezes, porém nunca havia comentado. Hoje eu estou aqui e aprovando tanto o blog quanto o restaurante indicado!
O Zaza é ótimo e o drink deles são ótimos também!
Seguinte, estou na Espanha, passo 1 ano aqui. Se quiser notícias gastronomicas daqui, passo com o maior prazer!
Beijinhos´,
Lígia Corrêa

Ticcia disse...

Oi Rodrigo!
Passei pra dizer que adorei conhecer vocês e que o blog já tá nos meus favoritos,

Beijo!

Ticcia

Ticcia disse...

Ah, claro, e que o meu blog é o www.ticcia.com

Uma Maria em Minha Vida disse...

Deu até água na boca.
Também sou amante da culinária.
Confesso que gosto do mais tradicional.
Muitas vezes arriscos em coisas simples, como inovar e incrementar no arroz e feijão, rs.
Boa sorte com seu blog, ele é maravilhoso.

scavacini.wordpress.com

Marta disse...

Gente, adoreio o finalzinho do post à Vinícus de Moraes! Arrasou, Rodrigo!

Rodrigo Caetano disse...

Olá Ticcia, Marta, Fernanda e Ligia, muito obrigado pelos comentários. Quem escreve blog sabe da importância dos comentários e das opiniões das pessoas. Espero que vcs continuem nos visitando. Quem sabe a tecnologia evolui ao ponto do blog poder oferecer uma degustação virtual desses sabores apresentados aqui.

Ticcia, vc será citada em breve. O post já está escrito, na fila para entrar. Adorei conhecê-la

beijos

Rodrigo Caetano

Unknown disse...

É um prazer ler as suas matérias, apetitosa também...dá uma fome... mas fico curiosa se você degusta tudo do restaurante. Você deve fazer um ESFORÇO para não engordar. Se você for magro, me diz como se proteger da tentação de tanta coisa gostosa...Parabéns pelas matérias, é uma saborosa viagem gastronômica.

Sandro disse...

Ambientes descontraídos e diferentes no mesmo lugar. Culinária de qualidade e totalmente orgânica, com uma preocupação adicional com alimentos saudáveis.

Sandro disse...

O Zazá Bistrô é uma mistura de estilos e tendências gastronômicas das influências colhidas pelas viagens da Zazá.

Gostei muito do post detalhado das refeições.

Sandro disse...

Ótimo post muito bom. O Zazá é uma referência de comida contemporãnea.