quinta-feira, 13 de agosto de 2009

GASTRONOMIX // Festival peruano do BierFass

A gastronomia do Peru está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo e recebendo o destaque que ela merece. Em Buenos Aires, por exemplo, há 10 anos, havia apenas dois restaurantes. Hoje, são 50. Em São Paulo, cinco casas de comida andina e peruana abriram as portas esse ano. A mais famosa é a La Mar, do chef embaixador da gastronomia peruana Gastón Acurio. Em Brasília, o El Paso ganhou sua versão latina, com receitas peruanas originais.

Nessa onda, que parece que veio para ficar, o BierFass, do Pontão (Lago Sul), trouxe o chef jovem e talentoso Marco Espinoza (foto), 29 anos, proprietário do restaurante Bardot (Buenos Aires), para comandar o II Festival Gastronômico Peruano, de 20 a 23 de agosto. São 12 opções de entradas, sete de pratos principais – além de arroz e feijão ao estilo peruano -, e cinco de sobremesas. O buffet custa R$ 52,00 por pessoa.

Na terça, o chef fez apresentação de alguns pratos para jornalistas. Quem comparecer ao festival poderá degustar vários tipos de ceviches originais – considerado o sushi peruano e grande candidato a vedete da gastronomia internacional. Os cubinhos de peixe cru são "cozidos" pela acidez do limão usado numa marinada com, pelo menos três ingredientes: cebola-roxa, pimenta e coentro. Dê uma olhada no que será servido:

Causa de polvo (batatas temperadas ao estilo peruano com recehio de polvo e maionese de salsão), Ceviche clássico (robalo marinados ao limão e aji amarilo), Tiradito Nikkei (finas fatias de salmão ao molho de limão, aji amarilo, gengibre, coentro, molho de soja e abacate).

Seco de Cordeiro com Taco Taco
Cordeiro ao molho de coentro servido com arroz e feijão fritos

Aji de Galinha
Frango desfiado ao molho de queijo, leite evaporado,
aji amarilo, nozes moídas, servido com batatas cozidas

Robalo AL Aji Panca Curry
Filé de robalo temperado com aji panca e
curry ao molho de mariscos com purê ao pesto

Suspiro Limeña

Na bagagem do chef Marco Espinoza, temperos e frutas originais como o huacatay, uma erva aromática peruana (gosto fica entre a menta e o coentro), que fará parte de um prato com batatas cozidas ao molho de aji amarillo e queijo fresco; e a fruta chirimoya, parecida com a nossa graviola no sabor, porém mais doce. É claro que sem deixar de lado as maravilhosas pimentas – os ajis – e sua grande diversidade de formatos, texturas e sabores.

II Festival Gastronômico Peruano do BierFass
Local: BierFass, Pontão do Lago Sul
Dias 20, 21 (jantar), 22 (almoço e jantar) e 23/08 (almoço)
Valor: R$ 52,00, por pessoa
Telefone: (61) 3364 4041

3 comentários:

Maurício disse...

Ai, que tédio essa onda de comida peruana... E todo mundo quer pegar carona. Quanta falta de imaginação...

Daniel disse...

Pelas fotos, os pratos pareceram muito criativos e saborosos! Na verdade, acho legal os grandes chefes fazerem releituras de comidas que, no Peru, são vendidas na rua, a exemplo do ceviche.

Daniel disse...

Onde eu escrevi "chefes", leiam "chefs".