quarta-feira, 5 de agosto de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Uma olhada nas prateleiras

Por Rosualdo Rodrigues

1 ) Acaba de sair uma ótima coletânea de George Harrison, Let it roll. Bem farta, com 19 faixas, selecionadas por familiares e amigos próximos do ex-Beatle. Harrison sempre foi o mais quietinho dos quatro rapazes de Liverpool, mas na hora de compor tinha um talento todo próprio, uma capacidade de criar melodias fluentes, que deslizam naturalmente aos nossos ouvidos. Quer ver? Ouça While my guitar gentley weeps, Give me love (Peace on Earth), Rising sun ou Blow away. Se não conhece nenhuma, lembre de Something e Here comes the sun, duas dos Beatles assinadas por Harrison e que estão incluídas em Let it roll em gravações ao vivo.

2 ) Choveram elogios ao disco de estreia de Ana Cañas, Amor e caos. Eu não consegui identificar o motivo de tanto alvoroço. Mas Hein?, o segundo, que foi lançado agora, é bem interessante. Produzido por Liminha e com muitas músicas compostas por ele, Ana e Arnaldo Antunes, o disco tem uma deliciosa levada roqueira, é instigante. Tem ecos do Titãs de Cabeça dinossauro, de jazz, de reggae, de MPB…




3 ) Caetano Veloso já disse em seu blog tudo que se poderia dizer sobre António Zambujo. Se derramou em elogios ao cantor português de fados, que renova o gênero ao manter a intensidade dramática do fado, mas com uma leveza no canto que ele assume ter sido inspirada por João Gilberto. Foi lançado aqui o terceiro disco dele, Outro sentido. A paixão do gajo por música brasileira está explícita na inclusão no repertório de Bilhete (Ivan Lins e Vitor Martins), Quando tu passas por mim (Vinicius de Moraes e Antônio Maria) e Lábios que beijei (J. cascata e Leonel Azevedo).


4 ) João Callado é um cavaquinista que ganhou nome na cena musical da Lapa renascida nos últimos anos. Mas o cara é mais que um instrumentista, é compositor e arranjador de uma sensibilidade e sofisticação raras. Isso pode ser conferido em João Callado, o disco que ele acaba de lançar. Alternando faixas instrumentais e vocais, o disco tem participações das Teresa Cristina (ex-mulher de Callado), Soraya Ravenle, da pianista Maria Teresa Madeira, do gaitista Rildo Hora e de um monte de bons músicos. Sensacional!

2 comentários:

Anônimo disse...

não lembro de conhecer alguma música de george harrison solo. ótima dica. Zeza

Anônimo disse...

Quem quizer estar por dentro fique ligado no Ao pé do Ouvido.Otimo.
Gorete