segunda-feira, 6 de julho de 2009

EU RECOMENDO // A feijoada na Pousada da Alcobaça


Por Constance Escobar (*)
Convidada especial do Gastronomix


“Quando o Rodrigo me convidou pra participar da coluna, passaram pela minha cabeça mil e uma sugestões em Buenos Aires, Nova Iorque, Paris... Mas, vou ser bairrista e ficar com o meu Rio de Janeiro. A dica que quero compartilhar refere-se a um lugar que não fica propriamente na capital, mas está a uma horinha de carro. Se estivesse a dez longas horas, ainda assim, valeria a viagem.

Falo da Pousada da Alcobaça, em Corrêas, distrito de Petrópolis. A pousada é um casarão antigo, cheio de charme, plantado em uma das mais magníficas propriedades da serra fluminense, com jardins de arrancar suspiros. O restaurante da pousada conta com uma linda cozinha, com grandes bancadas de madeira e panelas de cobre por todo canto, numa atmosfera que remete ao passado.

Cozinha onde a feijoada é feita e o grande verde da Pousada Alcobaça

Pra completar o cenário, mesas cobertas com toalhas em xadrez vermelho e branco e amplas janelas com vista para o majestoso jardim... Reservando com antecedência, é possível sentar-se ao ar livre e almoçar mergulhado num dos mais belos cenários que se possa imaginar.Todo sábado, serve-se, religiosamente, a feijoada da Alcobaça. E que feijoada! Feijão impecável, couve verdinha, aipim na manteiga, farofinha crocante, purê de abóbora de tirar o chapéu.

Por trás de tudo isso, está a proprietária, Laura Góes, que, do alto de seus quase 80 anos, continua comandando o show, atenta a todos os detalhes. Admirável a dona Laura. O mundo precisa de gente assim”.

Pousada da Alcobaça
Rua Agostinho Goulão 298
Corrêas, Petrópolis - Rio de Janeiro
Telefone: (24) 2221 1240
Site:
www.pousadadaalcobaca.com.br

(*) Constance Escobar é uma apaixonada por gastronomia. Fez o curso de extensão Tecnologia em Gastronomia, na universidade UniRio. Por ocasião do curso, estagiou por seis meses na confeitaria do Carême Bistrô, restaurante da chef Flávia Quaresma, no Rio de Janeiro. Ali descobriu que sua paixão pela gastronomia era maior do que imaginava. Ali, inconscientemente, começou a percorrer o caminho que a levaria criar o blog Pra Quem Quiser me Visitar
, que surgiu de uma necessidade quase orgânica de compartilhar com as pessoas seu maior prazer na vida: visitar bares, restaurantes, confeitarias, padarias, chocolaterias, enfim, qualquer lugar que possa revelar as delícias da boa mesa.

Um comentário:

Silvana disse...

Que lugar espetacular!!!!!