quarta-feira, 10 de junho de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // O disco do rapaz da novela

Por Rosualdo Rodrigues

Daniel Boaventura acaba de lançar um disco, Songs 4 U. Mas não é que o ator esteja aproveitando a repercussão do “Adriano de Malhação” para se lançar como cantor romântico. Antes de atuar, Daniel já era envolvido com a música e foi por meio dela que virou ator. Tanto que, fora das novelas da Globo, é um dos profissionais mais requisitados para estrelar as montagens brasileiras de musicais — esteve em Company, A bela e a fera, Vitor ou Vitória, Chicago…

Com seu vozeirão de barítono, Daniel tinha tudo para ser lançado como espécie de Michael Bublé brasileiro, mas consegue fazer um disco a sua maneira, sem cair na tentação dos standards ou temas de musicais, vasculhando sua memória atrás de canções que ele adequa à própria voz.

Outra coisa interessante é que ele usa suas habilidades de ator ao cantar. Pode convencer como um cantor negro de voz áspera em Wake up call (do Maroon 5) ou como um homem maduro, cansado e melancólico em Send in the clowns, por exemplo.

Sabe também dar leveza à interpretação de canções pop, como The captain of her heart (aquela do Double, dos anos 80) e Baby, now that I’ve found you (antigo sucesso do The Foundations), sem excesso de empostação vocal — uma tentação na qual barítonos podem cair facilmente.

O repertório tem ainda a clássica Fly me to the moon, If (hit do Bread nos anos 1970)... Como se vê, é bem diverso, mas a habilidade vocal de Daniel Boaventura e a leveza os arranjos de Ricardo Leão tiram qualquer ranço de mistureba.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei...
Carlos