segunda-feira, 15 de junho de 2009

EU RECOMENDO // A legítima comida brasileira


Por Daniel Piza (*)
Convidado especial do Gastronomix

“O restaurante Brasil a Gosto, em São Paulo. Sempre me inquietei com as possibilidades inexploradas da culinária brasileira, com tantos produtos naturais e receitas regionais que mereciam gerar pratos mais criativos ou sofisticados. Nos últimos anos, felizmente, essa situação começou a mudar. Entre os restaurantes de São Paulo que fazem isso, e por isso até viraram notícia no “New York Times”, está o Brasil a Gosto.

Salão principal do Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano

Na entrada, há pratos como salada de abóbora com queijo da Serra da Canastra; o arroz cateto vem com feijão verde e pupunha; o pirarucu, com batata doce; o frango caipira, com molho de hortelã; e na sobremesa há iguarias como um “Romeu e Julieta” (queijo e goiabada) sem açúcar.

Crisps de tapioca com creme de coco e caranguejo

Fazer uma culinária brasileira, enfim, não é pegar ingredientes estereotipados como a mandioca e misturar a receitas tradicionais de outros países. É fazer combinações consistentes, que mantenham o sabor bem marcante da fonte original. É combinar o laboratório com o satisfatório”.

Brasil a Gosto
Rua Prof Azevedo Amaral, 70
Jardim Paulista - São Paulo
Telefone: (11) 3086 3565
Site:
http://www.brasilagosto.com.br/site/

(*) Daniel Piza colunista de O Estado de S.Paulo e escritor. Assina o blog
http://blog.estadao.com.br/blog/piza. Paulista, Piza nasceu em 1970. Começou sua carreira de jornalista em O Estado de S. Paulo (1991-92). Trabalhou na Folha de S. Paulo (1992-95) e na Gazeta Mercantil (1995-2000). Em maio de 2000, retornou ao Estado como editor-executivo e colunista cultural. É comentarista do canal Globo News e da rádio Eldorado. Traduziu oito livros, organizou seis outros e publicou 14. É casado com a jornalista Renata Piza e tem três filhos, Letícia, Maria Clara e Bernardo.

2 comentários:

Unknown disse...

Além da comida, além dos sabores, além das combinações e dos despertares que ela provoca, quero acrescentar que o ambiente e as pessoas que nos recebem, propiciam um clima de sala de jantar de uma casa de amigos, e nos põem à vontade. Ótima escolha, ótima sugestão. Abraços e parabéns.

Anônimo disse...

Sou fã da Ana Luiza Trajano. Ela traz leveza à comida. Parabéns Piza pela escolha.
abs
Luis Carlos