sexta-feira, 12 de junho de 2009

DRINK_ME // Para aquecer o dia dos namorados


Por Juliana Raimo

Para os adeptos ao espumante, existe uma variação muito feliz desta que a torna sofisticada e muito saborosa: o Kir - ótima dica para o dia de hoje.

Um pouco de história
Na França, o Cocktail Kir harmoniza o vinho branco seco da Borgonha (Aligoté, depois também o Chablis) na versão original e, em outra versão borbulhante, o champanhe francês é adicionado ao creme de cassis - licor bastante comum, produzido e originário desta região gaulesa também. Fabricado desde o século XVI pelos monges da região, o cassis era um licor inicialmente considerado como um remédio por ser muito rico em vitamina C. Feito a partir de aguardente vínica e groselhas pretas, sua graduação alcoólica varia entre os 17º e os 20º alcoólicos.

Coube a Félix Kir - prefeito da Cidade de Dijon, mais conhecido como o Abade Kir - a criação deste aperitivo. Outras versões um pouco menos conhecidas fora da França são as variações do Kir Rouge ou Cardinal feito com vinho tinto e cassis e o Imperial Kir ou Kir Royal com licor de amoras (creme de cassis) e champanhe e ainda o Kir Normand feito com cidra e cassis.

- Categoria: Long Drink
- Classificação: Pre-Dinner
- Copo Ideal: taça flute

Kir

Ingredientes
- 90ml de vinho branco seco
- 20ml de creme de cassis
Montar em taça flute previamente gelado colocar o creme de cassis depois completar com vinho branco gelado. Se desejar acrescentar um cereja.

Kir Royal
- 90ml de espumante brut
- 20ml de creme de cassis
Montar em taça flute previamente gelado colocar o creme de cassis depois completar com o espumante. Se desejar acrescentar um cereja.

A Vinea, uma importadora de vinhos que costumo frequentar, gentilmente me presenteou com um Spumante Muller Thurgau Extra Dry Incontri 2007 para que eu inventasse algum drink diferente. Reuni então alguns amigos em casa para testar uma versão diferente do Kir. Adicionei ao espumante o licor de grenadine (frutas vermelhas) ao invés do tradicional crème de cassis. Ficou com um sabor mais adocicado, mas também muito saboroso e com uma coloração vermelho vibrante. Uma idéia para decoração é adiocinar um morango pequeno ao final da mistura.

Para os que não são tão fãs de misturas, a dica também encontrada na Vinea é o Spumante Rosé Dry Cuvee Incontri. Simplesmente, a medida certa para a comemoração a dois. Por ser um rose, já possui uma coloração púrpura fantástica e um sabor incrível.

Para todos os gostos, feliz dia dos namorados.

Vinea
Rua Manoel da Nóbrega, 1014
Paraiso - São Paulo
Telefone: (11) 3059 5200
Site:
www.vinea.com.br

Nenhum comentário: