quarta-feira, 17 de junho de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Pense num cabôco bom!!

Por Rosualdo Rodrigues

Sei que cada região do Brasil tem suas particularidades e isso não é diferente no que diz respeito ao São João. Mas no Nordeste, festa junina autêntica tem que ter três coisas: fogueira, comida de milho e música de Luiz Gonzaga. Aliás, com o crescimento das cidades e a mudança de costumes, pode-se até dispensar os dois primeiros, mas é incrível como, ainda que toque Calcinha Preta e Aviões do Forró, o repertório da festa sempre vai acabar em alguma música de Luiz Gonzaga.

E mais incrível ainda é como, décadas depois, mantêm-se a singeleza de Olha pro céu (música que parece um quadro naif), a força de Asa Branca e a modernidade pop de O fole roncou (se ouvir, preste atenção no baixo na introdução). As músicas de Luiz Gonzaga são como as de Tom Jobim. Gravadas, regravadas e não cansam. Foram feitas para ser clássicos (aliás, sempre digo que, se a música brasileira fosse somente esses dois, já seria muito).

Tanto é que mesmo quem nunca pôs um disco de Luiz Gonzaga para ouvir atentamente já tem a impressão de que conhece toda a obra dele. Mas seu Lula tem discografia extensa, além de uma história de vida fantástica, muito bem contada no livro Vida do viajante – A saga de Luiz Gonzaga, de Dominique Dreyfus (curioso que uma francesa seja autora da melhor biografia do forrozeiro).

Mas, quem quiser aproveitar esse clima junino para se iniciar na obra de Gonzaga, aconselho uma coletânea que acaba de sair pela Som Livre, Gonzagão – Sempre. Baratinho na Cultura: R$ 13,90. Tem repertório básico, apropriado para quem tem a discoteca desfalcada das obras-primas do Rei do Baião. Asa branca, Qui nem jiló, Cintura fina, Baião, Xote das Meninas, Vem morena, Assum preto... Pena que ficou faltando o baixo estiloso de O fole roncou, Sala de reboco, Paraíba, No meu pé de serra

Dez reinterpretações de Luiz Gonzaga:
1 ) Asa branca, com Caetano Veloso
2 ) Olha pro céu, com Ceumar
3 ) Sabiá, com Stela Campos
4 ) Orélia, com Otto
5 ) Macapá, com Gilberto Gil
6 ) Calango da lacraia/ Nega Zefa, Coco Xenhenhem, com Elba Ramalho e Fuba de Taperoá
7 ) Não vendo e nem troco, com Zé Ramalho e Dominguinhos
8 ) O fole roncou, com Nação Zumbi
9 ) Qui nem jiló, com Alcione
10 ) Wandering swallow (Juazeiro), com Bebel Gilberto

5 comentários:

Anônimo disse...

Eita, Rosu, o São João promete com essa lista!

Henrique disse...

Fogueira, amendoim cozido e... Gonzagão! Ê saudade do São João no Nordeste!

Anônimo disse...

Essa com a Nação Zumbi deve ser tudo!

Rosualdo Rodrigues disse...

bom... algumas dessas versões não são lá muito juninas. "asa branca" com caetano é sofriiiida. e ceumar faz uma versão a capela de "olha pro céu"... já a marrom, manda bem no "qui nem jiló". levanta qualquer arrasta-pé.

Melinha disse...

Olha que nesse São João foi o que mais escutei, Luiz Gonzaga não tem como não ouvi-lo nessa época.