sábado, 23 de maio de 2009

GASTRONOMIX // Sábado é dia de feijoada


Feijoada é um prato de origem africana e, até onde sei, escrava. A historinha é a seguinte: os restos de comida da Casa Grande iam para a Senzala. E aí, minha gente, as mulheres negras juntavam essas partes, temperavam e pimba! Nascia a feijoada com tudo o que tem direito. O prato é sinônimo de brasilidade, junto com a nossa caipirinha.

Depois que você come... e come mais um pouco, bate aquela lombeira. Por isso, o sábado foi escolhido como dia oficial da feijoada. Em qualquer cidade, há bons lugares para degustar essa iguaria. E também há locais, onde cozinheiras fazem em casa e vendem para população.

Em um fim de semana desses, comi uma feijoada na casa de uma amiga em Goiânia. Um panela grande de feijão e carnes, arroz branco, farofa, couve e laranjas. Tudo por R$ 90,00. Seis pessoas comeram, repetiram e sobrou ainda uma boa quantidade para o dia seguinte.

Quem tiver boas dicas de lugares para se comer uma feijoada no seu estado ou souber de pessoas que vendem “esse pacote fechado”, me mande. Estou preparando um post com essa lista especial. Por enquanto, vou abrir o apetite de vocês com as fotos da que eu comi.






Claro que não poderia faltar... a laranja!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Há controvérsias. Afinal, feijoada é uma versão do cassoulet francês e os portugueses fazem um feijão branco bem temperado com carnes.
Alba

Anônimo disse...

NESTE OCEANO DE GORDURA NÃO ESTOU VENDO UMA COSTELINHA SUINA TÃO EM MODA ULTIMAMENTE, ACHO QUE ESTA FEIJOADA FOI UM POUCO FAJUTA NÃO FOI NÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!