sábado, 23 de maio de 2009

GASTRONOMIX // Picasso é italiano


GIJÓN (Espanha) - Honestamente, não sei como boa parte dos europeus consegue manter a forma slim. Esse negócio de couvert, entrada, primeiro parto, segundo prato e, até terceiro, mais sobremesa e café empurra o ponteiro da balança para o lado que não queremos. Mas já que estou por aqui, não serei mal educado, né?

Nessa quinta, fui almoçar em outro restaurante conveniado com o Congresso. Aquele esquema que você paga 22 euros e eles servem menu especial. O Picasso, de Gijón, é italiano. Fica numa esquina e tem uma logomarca engraçada. Olha a cara dele: bem entojado, né?

O ambiente lembra os cafés dos Estados Unidos. Dois andares e um grande balcão, no estilo bar. A mesa era bem retangular e, nas paredes, traços e gravuras imitando o pintor espanhol. O menu me surpreendeu. Pensei que seria servida uma comida sem graça. O couvert foi uma espécie de maionese com frango e legumes. O pão nosso de cada refeição estava lá. Sempre servido bem quentinho.

A maratona começa. Entrada: duas brusquetas sensacionais. Uma delícia. Feita com um pão tostado que lembra pão de fôrma. Tomates gelados e, ao fundo, aquele gostinho bom de alho. Azeite à vontade.

O primeiro prato foi um Ravióli de lagostins com molho de camarão. Veio um travesseiro negro, recheado com um creme saboroso de lagostins e coberto por um molho picante de tomate com camarões.

E tem mais: uma carne com batatas fritas, tomates cerejas e pimentas verdes cozidas. Quando o prato veio chegando, senti o cheiro pelo salão. A carne estava bem macia. Não consegui comer tudo. Estava já satisfeito. Acreditem, neguei a sobremesa. Era um tiramissu. Fui direto para o café, bem italiano. Como dizem, cortado.

Picasso
Avenida Dr Fleming 1193
Gijón - Espanha
Telefone: 985 351 109

Um comentário:

jwl disse...

Caro Rodrigo,
"Comer, comer, comer, é o melhor para poder crescer" lembra? é isso aí esse menu especial parece uma festa de babette...Eu Rodrigo não teria recusado o Tiramissu (kkkkkkkkkkkk) depois era só dar algumas voltas e queimar TODAS as Klorias...mmmmmm que brusquetas.
abraços
Will