quinta-feira, 14 de maio de 2009

GASTRONOMIX // Latinidade em alta


O clima era de pura descontração. Um grupo musical entoando, ao vivo, canções latinas, flores e pessoas bonitas num bom papo. Foi assim que ocorreu a noite para convidados de uma das grandes novidades do universo gastronômico de Brasília: a inauguração do El Paso Latino, na 404 Sul.

Esse sonho era antigo. David Leichtig, proprietário do já consagrado El Passo Texas e da creperie Formidable, ganhou de sua mãe, a peruana Rosita, um caderno de receitas. Por onde a família passava na América Latina (seu pai era diplomata), a mãe aprendia pratos típicos, fazia para família e anotava no caderninho. David sempre quis compartilhar e o fez.

Agora, Brasília tem o primeiro restaurante de comida latina, o El Paso Latino, que estreia, oficialmente, hoje, nesta quinta-feira. E já abre com um festival de gastronomia peruana assinado pelo chef Carlos Muñoz, do Cassino Atlantic City, de Lima. O festival começa no dia 15 (sexta) e vai até o almoço de domingo, 17 de maio. O buffet sai por R$ 39 por pessoa.

O El Paso Latino fica no mesmo endereço do El Paso Texas da Asa Sul, mas com salões diferentes. A arquitetura do espaço relembra os pátios internos dos tradicionais palacetes e conventos de arquitetura espanhola na américa colonial. Há um chafariz, uma arranjo iluminado com estrelas, cores quentes e paredes pintadas com cenas latinas.

Durante a festa de inauguração, pude experimentar um pouco do que vem por aí no cardápio. E tomei uns três piscos (bebidinha com bom teor alcoólico – olha o bafômetro aí, gente!). Os nomes das comidas podem parecer um pouco diferente, mas aceite um conselho, experimente. O sabor é marcante e agradável. Depois, me conta aqui.

Ceviches de robalo

Causas peruanas
torta à base de purê de batatas

Ají de gallina

Tamales
Panhonha de milho branco com molho especial de tomate

Chicharron de pollo com molho de canela

No festival peruano, para a sobremesa, há opções como Alfajores de Doña Rosita (recheados com doce de leite e servidos com sorvete de creme), uma homenagem à mãe de David, e Suspiro de Limeña (doce de leite temperado com redução de vinho do porto, coberto com suspiro com toque de Pisco).

Em breve aqui, vou repassar a vocês uma receita exclusiva que consegui do Ceviche, do chef Carlos Muñoz.

SERVIÇO
Festival de Gastronomia Peruana
De 15 a 17 de maio, a partir das 12h
Buffet R$ 39 por pessoa

El Paso Latino
CLS 404, bloco. C, loja 19
Asa Sul – Brasília
Telefone: (61) 3323 4618
Site:
http://www.elpasotexas.com.br

6 comentários:

Jefferson disse...

E, assim, Brasília vai mergulhando cada vez mais fundo no maravilhoso mundo da gastronomia.

Anônimo disse...

Uau!!! Não fazia sentido a Capital do país não ter um rest de comida latina. Parabéns pela iniciativa. Programa pra esse final de semana.

Anônimo disse...

Adoro o El Paso, acho q deve ficar ainda melhor. Luciana

Millacri disse...

AMEI o blog!

Rodrigo Caetano disse...

MillaCri,
puxa, que bom ler seu comentário.
Bacana, continue com a gente.
Beijos
Rodrigo Caetano

Anônimo disse...

Ambiente muito descontraído,ótima decoração e a comida bem apetitosa.Gosto muito!