sábado, 16 de maio de 2009

GASTRONOMIX // Espeto de camarão, manga e abacaxi


Os espetinhos estão virando mania em qualquer recepção. Já vi servido até me casamentos. Eles são rápidos e fáceis de fazer. O interessante é que você pode usar e abusar de sua criatividade para montar o seu.

Em um jantar que fiz outro dia, servi um espetinho com camarões, abacaxi e manga. Fiz um molho oriental, meio adocicado e apimentado, para acompanhar. Veja a receita:

Espetinho de camarões, manga e abacaxi
Ingredientes
- 16 camarões (cada espeto com dois)
- 1 manga rosa
- 1 abacaxi médio
- Suco de meio limão siciliano
- 10ml de mel
- 50 ml de aceto balsâmico
- azeite e sal
- 8 espetos

Preparo
Inicialmente, tempere os camarões com o suco do limão siciliano e sal. Reserve.
Corte a manga e o abacaxi em cubos (bem quadradinhos). Aqueça uma frigideira e coloque o aceto balsâmico e o mel. Deixe ferver por 1 ou 2 minutos até virar uma calda. Mergulhe os cubos de manga e abacaxi na frigideira e deixe que as frutas absorvam um pouco do sabor dessa calda.

Em outra frigideira já aquecida, coloque alguns fios de azeite para “dourar” o camarão. Deixe esfriar um pouquinho e monte os espetos alternando o camarão com as frutas. Sirva o molho à parte para quem quiser esquentar o espeto.

Molho adocicado de pimenta e coentro
Ingredientes
-250 ml de vinagre de arroz
-175g de açúcar
-1 colher de chá de sal
-3 dentes de alho picados
-3 pimentas dedo de moça sem sementes
-3 colheres de sopa de coentro fresco

Preparo
Numa panela, coloque para ferver o vinagre e o açúcar. Deixe pegar o potno por 4 minutos. Despeje numa tigela e espere esfriar. Coloque os outros ingredientes e misture bem. Se quiser, coloque tudo no liquidifcador e bata. Prontíssimo.

Nenhum comentário: