quarta-feira, 27 de maio de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Ela não podia ter outro nome

Por Rosualdo Rodrigues

Uma das melhores faixas do disco Rio, do trompetista alemão Till Brönner, o qual comentei alguns posts atrás, é uma versão de Alta noite (do Arnaldo Antunes, gravada por Marisa Monte) cantada por Melody Gardot. Certamente, poucos, aqui no Brasil, tinham ouvido o nome da cantora de Filadélfia até então, mas duvido que quem a ouviu cantando High night não o tenha guardado. Duvido também que não fique feliz ao saber do lançamento de My one and only thrill aqui no Brasil.

My one and only thrill é o segundo disco de estúdio da cantora. Todo feito de ótimas composições da própria Gardot (a exceção é uma versão bem pessoal, com uma batida abrasileirada, de Over the rainbow). Maravilhoso, para dizer o mínimo. Extremamente cool. Trilha sonora para momentos intimistas. Densa mistura de jazz e blues que soa ao mesmo tempo retrô e moderna. Incrível que Melody Gardot, além de ter a voz doce que tem, ainda seja tão boa compositora – um trabalho muito maduro para quem tem apenas 25 anos como ela. Os arranjos elegantemente discretos deixam a voz bem evidente, em primeiro plano (no http://www.myspace.com/melody dá para ouvir Baby I’m a fool, a primeira faixa do disco).

E ainda tem a história curiosa de como ela passou a se dedicar à música. Tinha 19 anos e queria ser artista plástica quando um acidente de trânsito (foi atropelada quando andava de bicicleta) a levou ao hospital. No processo de recuperação, recomendaram música como terapia e ela, que já tocava piano, passou a se dedicar com mais afinco ao instrumento. Acabou gravando um EP na própria cama do hospital, Some lessons: the bedroom sessions (2005). Ano passado, lançou o primeiro CD de estúdio, Worrisome heart, e neste saiu com dois, o ao vivo Live in Soho e My one and only thrill.

Três lançamentos afins, igualmente merecedores de atenção:
1. Bare bones, de Madeleine Peyroux
2. The lovers, the dreamers and me, de Jane Monheit
3. Quiet nights, de Diana Krall

Um comentário:

Rodrigo Caetano disse...

Ei Rosu,
tô louco para ouvir esse novo da Diana Krall.
Ela é demais.
abs
Rodrigo Caetano