quarta-feira, 22 de abril de 2009

AO PÉ DO OUVIDO// Are Baba!!!

Por Rosualdo Rodrigues

Gloria Perez é muito doidcha. Só ela pra escrever uma novela que se passa entre o Brasil e a Índia (com escalas nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes). Agora todo telespectador está se sentindo um pouco especialista em cultura indiana (explicada didaticamente nos diálogos dos personagens) e com direito de sair exclamando “Are Baba” por aí... Resultado: a Índia está na moda. Festivais de gastronomia, shows de música típica, cursos de dança, revistas, livros, roupas... E discos, claro. A música indiana, aliás, é bem diversificada, como se pode perceber nos lançamentos que têm vindo nessa onda. Vai da música para meditação à mais pop e moderna, passando por música popular tradicional.

A trilha de Quem quer ser um milionário (pois é, ainda aconteceu de a novela ser exibida justamente quando o filme levou o Oscar), por exemplo, mistura elementos tradicionais com eletrônica. O resultado é vibrante, dançante, próprio para as pistas mais ecléticas. O compositor, A. R. Rahman, é um indiano conhecido em seu país como produtor e autor de trilhas para filmes de séries de tevê, mas há vários vocalistas convidados, da rapper inglesa M.I.A. à cantora de música indiana tradicional Alka Yagnik. Pelo menos duas faixas na trilha do filme nos dão vontade de sair dançando feito os personagens da novela: Aaaj Ki Raat e Jai Ho.

Esta última foi a vencedora do Oscar de melhor canção e é cantada por Sukhvinder Singh, o mesmo de Beedi, a música ouvida todos os dias na abertura de Caminho das Índias e que está em Caminho das Índias Indiano, CD com temas indianos da novela. Sonu Nigam é outro cantor que também aparece nos dois discos. Mas a trilha de Caminho das Índias tende a uma música mais tradicional, embora alterne com uma ou outra coisa moderninha. De qualquer forma, é igualmente vibrante – a percussão indiana, sempre muito presente nas músicas, tem uma força impressionante.

Um terceiro disco é Indian Lounge, de uma série lançada pelo The Rough Trade Guide. Esse, como o nome sugere, traz uma música mais viajandona, para acender incenso, meditar, relaxar. Muita flautinha, lânguidas camadas sonoras criadas em sintetizadores, vocais transcedentais. Algo parecido com a trilha de Kama Sutra, o filme de Mira Nair de 1997, que bem pode ser resgatada nessa onda indiana que assola o país.

Para entrar na onda:

1 ) Aaj Ki Raat, Sonu Nigam, Mahalavmi Iyer e Alisha Chinai
2 ) Chori Chori Gori Se, Abhijeet e Udit Narayan
3 ) Beedi, Sukhwinder Singh e Sunichi Chauhan
4 ) Nagada Nagada, Sonu Nigham
5 ) Ringa Ringa, A R Rahman e Alka Yagnik
6 ) Streets of Calcutá, Ananda Shaker
7 ) Oye Hoye Oye Hoye, Asha Bhonsle (Jaanam Samjha Karo Remix)
8 ) Tunak Tunak Tun, Daler Mehndi
9) Aaap Ki Nazronm ne samja, Bally Sagoo e Gunjan
10 ) Jai Ho, com A R Rahman, Sukhwinder Singh, Tanvi Shah e Mahalavmi Iyer e Vijay Prakash

6 comentários:

Daniel disse...

As Pussycat dolls, que não perdem tempo, já gravaram uma versão de Jai Ho.

Anônimo disse...

pena eh q a gente naum ouve as músicas aki

Portal80 disse...

As músicas, algumas indianas, dá para ouvir lá no site da novela Caminho ... Gostei embora seja mais uma palhinha! E, muito gracinha o blog. Parabéns!!!

Não sou tão adepta da gastronomia e afins, mas deu vontade de aprender mais um pouquinho. rs

Anônimo disse...

Are babaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Além disso, podemos todos aprender coreografias incríveis com um amigo meu de Goiânia! ha ha ha!!!
Vitor Nunes

Melinha disse...

De fato a moda indiana tomou conta do Brasil, até que gostei, tô conhecendo a India agora com essa novela.

Melinha disse...

Sim, e essa sua matéria me deixou mais entendida do assunto, gostei Rosualdo, inclusive tô começando a gostar das músicas indianas.