quinta-feira, 23 de abril de 2009

GASTRONOMIX // Churrasco tropical


O churrasco é quase uma unanimidade entre os brasileiros, exceto para os vegetarianos (por razões óbvias). Não sou gaúcho, mas cresci vendo meu pai – que morou em São Borja, cidade no Rio Grande do Sul – preparando churrasco nos fins de semana e reunindo amigos no clube em que freqüentávamos em Brasília.
Como sou um bom observador, um dia acordei inspirado e resolvi preparar o meu churrasco, com toques do meu pai e do chef inglês Jamie Oliver, que admiro e acompanho os programas na TV e seus livros.
O meu desafio era fazer o prato sem ter churrasqueira, já que moro em apartamento. O que fiz? Inventei uma receita que vai ao forno e apelidei de churrasco tropical. E é claro que chamei toda família e amigos para conferir o resultado. Acompanhe e fica a dica para seu fim de semana:
Ingredientes
- 2 kg de coxa e sobrecoxa
- 500 g de lingüiça calabresa cortada em rodelas
- 300g de lingüiça para churrasco de sua preferência
- 6 cebolas
- 6 tomates
- 3 pimentões verdes
- 8 dentes de alho
- Ramos de alecrim (a gosto)
- Ramos de coentro (a gosto)
- Manteiga
- Vinagre
- Azeite
- Sal
- Papel alumínio
Preparo
Vinagrete
Corte em cubinhos pequenos 3 tomates, 3 cebolas, 3 pimentões. Em seguida, corte em pedaços pequenos um pouco de coentro.Guarde alguns ramos para depois acrescentar no tabuleiro com o frango e a lingüiça. Adicione duas partes de vinagre para uma de azeite na quantidade que desejar. Tempere com sal, misture o vinagrete e reserve.
Carnes
Coloque o frango,as lingüiças e a calabresa numa vasilha e derrame parte do vinagrete em cima. Deixe marinando na geladeira por uma noite. Assim, o sabor “gruda” melhor nas carnes. Caso não tenha tempo, dê uma boa temperada no frango.
Tire da geladeira e monte os tabuleiros. Antes de colocar o frango e a lingüiça, despeje um pouco do vinagrete e salpique alguns ramos de alecrim. Disponha no tabuleiro as coxas, sobrecoxas, lingüiça e calabresa. Corte os tomates e as cebolas restantes em quatro (formato de meia lua) e intercale junto com as carnes. Ponha os dentes de alho também para cozinhar.
Por último, antes de levar ao formo previamente aquecido por 20 minutos a 180C, dê uma boa regada de azeite e feche o tabuleiro com papel alumínio. Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos. Veja o quão a carne macia. Se estiver mais tenra, descubra o papel alumínio para dourar um pouco.
Monte o prato com um pedaço de cada e com o farto caldo formado. Sirva com arroz, farofa de ovos e bananas e abacaxis grelhados. Mais tropical impossível.

Nenhum comentário: