segunda-feira, 23 de março de 2009

GASTRONOMIX // Namastê, cozinha indiana


Fui conferir o Festival de Comida Indiana no Diamantina Restaurante do Kubitschek Plaza Hotel. O sabor da comida da Índia é marcante. O perfume das especiarias marcou, com certeza, o olfato e o paladar de quem passou por lá. A gastronomia do país é rica em temperos como curry, açafrão, gengibre fresco, cardamomo, cominho, sementes de coentro, cravo, canela, feno-grego, noz-moscada, pimenta-do-reino, menta, as sementes de mostarda e o tamarindo.

As lentilhas e o grão-de-bico (dal e chana) também são ingredientes indianos. Quanto aos molhos, a mistura de frutas, hortaliças e ervas aromáticas dá lugar a duas diferentes famílias: os chutney e os achars. O chutney, molho agridoce, é preparado com frutas e tantas especiarias quantas o seu criador for capaz de unir. Os achars são preparados com hortaliças ou frutas conservadas num suco de vinagre.
Infelizmente, sexta foi o último dia para apreciar da cozinha indiana.Mas registro aqui no Gastronomix o que foi servido para vocês terem uma idéia:

Chutneys de tomate, manga verde, coco e abacaxi

Samosas, pastéis recheados com batatas

Saaq Ghost, Cozido de Carne com curry

Aloo gobi Mutter, cozido de legumes com especiarias

Tarka Dal, lentilhas temperadas

Kashmir Maccri, peixe ao molho picante. Na minha opinião,
foi o melhor de todos os pratos

Bhuna Chicken, frango cozido com especiarias

Halwa, doce de cenoura

Kela Hawla, doce de banana

2 comentários:

Dani Guima disse...

Rodrigo, esse prato de peixe, de fato, estava divino. Mas o meu favorito foi o Frango Amanteigado. Afe! O que era aquilo???

Bjs, Dani

Anônimo disse...

Na minha opinião, nada se comparou aos legumes cozidos com especiarias! Delicosos!