terça-feira, 27 de janeiro de 2009

AO PÉ DO OUVIDO // Viagem dos sentidos


Por Rosualdo Rodrigues

Comida e música são, a meu ver, dois dos maiores prazeres que Deus concedeu ao homem. E quando compartilhamos um e outro com pessoas com quem gostamos de estar, aí é qualquer coisa de paraíso. Mas não falo de comer somente para matar a fome, nem de ouvir música apenas para preencher o silêncio. Comida e música são ainda melhores quando degustadas, demoradamente apreciadas, separando-se o trivial da iguaria fina.

Assim como se pode saborear um prato percebendo-se aquele discreto sabor adocicado ou picante, certo tempero exótico, o contraste entre um e outro ingrediente, a música provoca uma verdadeira viagem dos sentidos quando escutada com atenção, atentando-se para a entrada de um instrumento aqui, outro ali, aquele vocal ao fundo, as harmonias, a variações da melodia... Para isso, é preciso ter tempo, calma e vontade e curiosidade de descobrir novas sensações.

Aqui, nem sempre a música – que será assunto da coluna – estará ligada às informações gastronômicas ou etílicas publicadas na mesma semana. Mas espero que, com o tempo, aqueles suficientemente motivados a se tornarem leitores freqüentes possam colecionar informações úteis para compor a trilha sonora seja de um jantar com amigos, de um encontro a dois ou de uma feijoada de sábado. Afinal, com boa comida e boa música, qualquer festa ou encontro tem 50% de chances de ser sucesso. Os outros 50% eu diria que depende da lista de convidados.

Nenhum comentário: