quinta-feira, 10 de maio de 2018

CHAZEIRA // 2 casas de Chá no Japão – Parte I

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Realizei um sonho ao conhecer o Japão. Perceber um mundo diferente, ver educação em cada mínima atitude, viver o chá em cada cantinho... E que cantinhos!

Como não podia deixar de ser, cada um deles estará aqui no Gastronomix, para você também se aventurar. Começamos por Tóquio, minha porta de entrada neste novo mundo, que está aqui, guardadinho no meu coração.

Em Tóquio, uma metrópole maravilhosa, tem chá para todo gosto. Tem cerimônia do chá tradicional, tem serviço de chá feito por família, tem roupagem bem contemporânea, tem loja do mundo todo. Escolher o que fazer, antes de viajar e lá também, foi minha maior dificuldade, ante as inúmeras opções.  Hoje, optei por lhe apresentar dois ícones contemporâneos do chá japonês, que, de tantas recomendações, já estavam na minha listinha de imperdíveis antes mesmo de chegar. Reservas feitas, cheguei e comprovei que, de fato, não poderia deixar de ir. Vem comigo!

CHA CHA NOMA – Um espaço bem pequeno, em Omotesando/Shibuya; portanto, se não está disposto a esperar, faça reserva, e se prepare para uma aula sobre chás japoneses! O fundador dessa loja é um dos maiores conhecedores de chá verde no Japão, autor de livros que abordam o assunto. E o conhecimento está estampado desde o cardápio, que traz explicações sobre os tipos de chá, colheita, processo de produção e características. A harmonização entre chás e pratos é levada super a sério e, também no cardápio, há informações sobre doçura, sabor, raridade e aroma, para que você entenda bem o que está pedindo e faça a melhor escolha para o seu paladar. Há harmonizações já sugeridas pela casa, inclusive com chocolate, interessantíssimas! Na época, havia um menu sazonal bem fofo, em homenagem às cerejeiras, que estavam floridas.

Decidi inaugurar meus dias chazeiros com um Gyokuro e já digo que foi uma das melhores experiências da vida; primeiramente, provei o chá in natura, comendo as folhinhas mesmo, como petisco, para entender o que viria pela frente; depois, me foram servidas três infusões do mesmo chá, em diferentes temperaturas, para demonstrar como um mesmo chá pode ser tão diferente, dependendo do modo de preparo. 
Nossos escolhidos!
Meu Gyokuro e uma sobremesa que tem mochis (bolinhos de arroz), anko (pasta de feijão), sorvete, mousse e biscoitinhos de matcha. Delícia!

Todos os chás servidos vêm com um cartão de informações, para que a gente lembre depois o que foi degustado. Também é possível comprar os chás servidos, para prolongar o momento em casa... Claro que acabei trazendo um matcha e um pós-fermentado com lactobacilos, sugestão do meu querido Vinícius Monfernatti.   Em breve estarão nas redes sociais e por aqui, pode ter certeza! ;)

Estação de metrô: Omotesando
5-13-14 Jingu-mae, Shibuya-ku, Tokyo
Telefone: 03-5468-8846
www.chachanoma.com (em japonês apenas); instagram: @chachanoma (para reservar, esse foi o melhor meio!)

SAKURAI TEA EXPERIENCE – Se você quer ver o chá com outros olhos, de um jeito bem contemporâneo, este é o lugar. A atmosfera moderna está presente na decoração, no jeito de servir, na apresentação, nos rótulos dos chás. É uma experiência única e encantadora, daquelas que a gente deixa já pensando em voltar! Também na região de Omotesando, dentro do Spiral Building, não muito distante da Cha Cha Noma.  Minha escolha foi um menu degustação em quatro etapas, com chás e petiscos harmonizados.
A experiência!
Comecei por um Gyokuro especial, quente, servido com feijõezinhos doces, como petiscos; em seguida, uma nova infusão de Gyokuro foi feita, servida gelada, acompanhada de saladinha das folhas utilizadas, sal e molho de yuzu, um simpático limão japonês (pense num negócio bom!). Depois, escolhi um chá verde de amostras que me foram apresentadas (fui pelo cheiro!), que, tostado na hora, se tornou um Houjicha, servido com petiscos de gengibre e rabanete. Por fim, um incrível matcha se fez acompanhar de um mochi (bolinho de arroz) enrolado em folha de cerejeira, recheado com geleia da fruta.
Cerveja com matcha sendo preparada...

O marido se aventurou nos drinks e adorou a cerveja japonesa com matcha. O balcão onde tudo é servido é bem pequeno e o atendimento é super personalizado, a gente acompanha o preparo em utensílios incríveis, de uma forma bastante original, quase como uma alquimia! A reserva também se faz indispensável e os horários são bem concorridos. Imperdível, então, não marque bobeira! Também há chás e acessórios disponíveis para venda.

Estação de metrô: Omotesando, saída B1
 5-6-23 Minamiaoyama, Minato-ku, Tokyo
Telefone: +81-3-6451-1539
www.sakurai-tea.jp; instagram: @sakurai_tea

Isso é só o começo. Vem muito mais por aí! Ainda estou perdida no meio de tantas fotos e anotações, mas, aos poucos, vamos organizando tudo, pra tentar repassar a melhor informação para você, leitor amado! Enquanto isso, vamos nos encontrando pelas redes sociais, @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Nos vemos lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Um beijo e bons chazinhos... Japoneses ou não!

Nenhum comentário: