terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

GRÃO DO DIA // Conheça o Museu do Café

Alex Melo
Colunista de Café do Gastronomix

Já visitaram o Museu do Café? Um lugar em Santos que reúne história, bela arquitetura, além de sabores e aromas. Com um ambiente cheio de tradição e histórico, o museu serve de cenário para um mergulho no tempo e para saborear cafés elaborados, lanches e salgados.

O Museu do Café é referência por contar a trajetória do grão no Brasil e no mundo. Suas exposições abordam detalhes que vão desde o plantio até a xícara, passando pelo mercado e curiosidades do grão. Vem com a gente. Fomos visitar o Museu do Café num sábado pela manhã para aproveitar a manhã inteira por lá. Afinal, essa maratona cafeeira não podia faltar em nossa listinha! 

O Museu é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o nosso país. Cheio de cultura, história, interação tecnológica, e claro, cafés de qualidade.

O passeio começa pelo Salão do Pregão, de incrível arquitetura e que era o local onde acontecia a principal atividade da Bolsa: as negociações de café intermediadas pelos corretores oficiais. 


Passamos por várias salas e escadas onde as paredes contam sempre com uma frase relacionada ao café na concepção de alguém. Do tipo, o que o café representa para vocês? Logo depois uma salão com bastante história e tecnologia.

O museu também oferece cursos de barista e conta, claro, ca Cafeteria do Museu, que fica localizada no piso térreo do edifício. Há oferta de vários tipos de cafés com grãos selecionados especiais, de diversas fazendas e grãos premiados.

O cardápio bem variado, oferece diferentes tipos de preparos (coados, aeropress, espressos,...), possui diversas opções de bebidas geladas e conta também com drinques e doces à base de café! Para acompanhar, sanduíches e salgados. É realmente diversificado. E há quem ache os preços bem salgados, mas que, com certeza, vale a pena por todo o pacote. 

AMAMOS o Museu e suas histórias! A viagem no tempo nos deixou realmente impressionados com toda a evolução cafeicultora no nosso Brasil. E ainda mais, de saber e imaginar que aqui neste prédio aconteciam todas as negociações de café! Sur-real e Apaixonante!!!

Confira os horário de visitação e preços dos ingressos (inteira e meia entrada), acessando ao site do Museu.

Museu do Café - Onde fica:
R. Quinze de Novembro, 95 - Centro, Santos - SP.

Gostaram da dica? Já conhecem o Museu do Café, em Santos/SP?
Compartilhem aqui com a gente sua experiência por lá e assim contribuir com nossos leitores nos unindo, coffee lovers!  ;)

Não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando a hashtag #GraoDoDia.
  

Nos Sigam nas Redes Sociais

Grão Do Dia - um pouco de café - um pouco de cor
Instagram: @graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia 
Site/blog: www.graododia.com 

Nenhum comentário: