sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

CHAZEIRA // Receita perfumada para o final de ano

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Para encerrar 2017, um ano de muitos encontros, físicos e virtuais, queria muito dar um abraço bem apertado em você, que acompanhou com carinho essa coluna no Gastronomix, de julho até aqui. Como isso não é possível, pensei em algo que substituísse o calor humano; escolhi, então, compartilhar uma receita com cheirinho de afeto para perfumar a casa, bem a cara de Natal.

Mas não poderia ser qualquer receita - afinal de contas, você não é qualquer leitor! –; fiz então o convite a Raquel Magalhães, uma querida do mundo dos chás, que esteve em Brasília na semana passada para ministrar cursos bem interessantes sobre nosso chazinho amado. Ela gentilmente aceitou participar da coluna e, como resultado, nos deu um baita presente: uma receitinha de bolo super fácil, com calda de Rooibos (já falamos dessa tisana por aqui, lembra?), preparada com um blend especial de Natal da Tea Shop, e que você pode preparar a sós, na companhia dos filhos, para agradar a sogra ou brilhar naquele amigo secreto... O importante é se divertir! Deixe aquele aroma maravilhoso tomar conta da casa e... Se delicie, com uma boa e velha xícara de chá ao lado!

Bolo de Amêndoas com calda de laranja e infusão Rooibos Christmas Tea da Teashop

PARA A MASSA

Ingredientes
- 200g de amêndoas trituradas (pedaços bem pequenos, não chega a ser farinha. Assim a massa fica crocante)
- 8 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara triturado (se quiser, pode usar o refinado)
raspas de 2 laranjas
- 1 colher de chá de baunilha

Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 ºC. A forma que eu usei é a de 20 cm para que ele fique mais alto (pode ser uma forma de ate 24 cm, mas ele ficará mais baixo).
- Triture as amêndoas em pedaços pequenos.
- Quebre os ovos e separe as claras das gemas.
- Bata as claras ate o ponto de neve na batedeira e reserve.
- Bata as gemas com o açúcar, as raspas de laranja e a baunilha, até formar um creme. Acrescente as amêndoas trituradas.
- Acrescente ⅓ das claras em neve na mistura dos ovos e misture bem com a espátula para incorporar, mexendo, delicadamente, de baixo para cima em movimentos circulares, para incorporar ar (essa receita não leva fermento. É o ar das claras o responsável pela leveza e para fazer com que a massa cresça).
- Transfira a massa do bolo para a forma e asse por 40 min. Como o forno varia de uma casa para outra, a partir de 30 minutos, vá fazendo o teste do palito. Espete o palito na massa e , se o palito sair limpo, o bolo está pronto - verifique tanto na borda quanto no centro do bolo).

Enquanto o bolo assa, prepare a calda (ela precisa estar fria para usar no bolo).
- Retire do forno e deixe o bolo esfriar totalmente antes de desenformar – como não leva farinha nem fermento, o bolo murcha levemente ao sair do forno, é normal. Depois que absorver a calda, ele incha novamente.

PARA A CALDA 

Ingredientes
- 1 xícara (chá) de caldo de laranja peneirado
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 10g de infusão de Rooibos Christmas Tea da Teashop

Para decorar pode usar raspas de laranjas, amêndoas, gomos de laranja

Modo de preparo
- Numa panela pequena, misture o açúcar com o caldo de laranja. Acrescente o chá em um infusor e junte a panela (não precisa usar infusor, lembre somente de coar o caldo depois de pronto). Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver e a infusão perfumar e saborizar a calda. Transfira a calda para uma tigela e deixe em temperatura ambiente para esfriar.

- Fure toda a superfície do bolo com um palito de dentes ou garfo e, com paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais do bolo – dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. O bolo leva cerca de 4 horas para absorver toda a calda e ficar encharcado. Leve a geladeira por 2 horas, decore e sirva.

A receita super combina também com o ano novo. E você pode decorar o bolo do modo que sua imaginação permitir! Dá pra usar flores e folhas bem natalinas, galhos dourados para saudar o ano novo... Fica com gosto de casa de avó, mas com uma carinha temática e renovada! 
Pronto! Lindo e cheiroso! 

Raquel é pura inspiração para os planos de ano novo! Aos 37 anos, trocou a vida do mercado financeiro, sua profissão nos últimos 15 anos, por seu hobby até então, a culinária. A paixão virou profissão. Formou-se Sommelière de Chá e atualmente ministra aulas de introdução ao mundo do chá, harmonização, análise sensorial e culinária com chá, em que ensina técnicas para se usar chás e tisanas como ingrediente no preparo de receitas e drinks. Seu curso “Gastronomia com Chá” foi o primeiro do gênero no Brasil e ela já atravessou o oceano para se apresentar em Portugal; como boa empreendedora, também criou a marca “Prazeres do Chá”, que comercializa produtos de receitas autorais com o uso do chá como ingrediente para geleias, cookies, sorvetes, bolos. Sua meta é disseminar pelo mundo a cultura do chá e suas inúmeras possibilidades em receitas, com foco em saúde e bem estar, aromas e sabores, harmonia entre corpo e mente. E harmonia é bem o que queremos em 2018, não é? 
Raquel Magalhães

Em janeiro, ela deve estar em Brasília novamente, para mais cursos. Na última semana, fiz o de drinks com chá e adorei! Quando souber a data, posto nas redes sociais, para você não perder.

Vai que a gente se encontra por lá e, além da receitinha, também consigo um abraço de Natal, ainda que atrasado, hein? Vou adorar! Você também pode acompanhá-la pelo instagram @raquelmagalhaes; ela sempre posta novas e deliciosas receitas, que tornam o #momentomágico ainda mais especial.

A partir de hoje, o Gastronomix entra em recesso e volta a partir do dia 02 de janeiro, com muitas novidades. Em breve, estará de carinha nova, para tornar sua experiência de leitura ainda mais agradável. Acredite, vai valer a pena esperar! Enquanto isso, vamos nos encontrando pelas redes sociais, @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Te espero lá, pra não morrermos de saudade até o próximo ano, certo?

Feliz Natal e um ano novo maravilhoso, de mais experiências incríveis! Nos vemos em 2018!

Nenhum comentário: