segunda-feira, 6 de novembro de 2017

EU RECOMENDO // 15 coisas para fazer em João Pessoa

Rosualdo Rodrigues
Colunista de Variedades do Gastronomix

Acontece com frequência: a pessoa vai conhecer João Pessoa, fica encantado com a orla sem arranha-céus, a beleza das praias do Litoral Sul, o manjado pôr-de- sol-com- Bolero-de- Ravel da praia do Jacaré e sai comentando sobre como a cidade é tranquila e tal…

Não, como toda metrópole brasileira, a capital da Paraíba enfrenta problemas de excesso de carros nas ruas, violência urbana e tal. Mas a notícia boa é que, também como toda
metrópole, João Pessoa tem muita coisa legal para fazer. E não só praia.

Juntando minha experiência na cidade com a de alguns amigos que vivem lá e me deram seus toques, elaborei uma listainha bem eclética, que publiquei no meu blog, o Bonissimo (https://bonissimo.blog/) , mas atualizei para o Gastronomix.

1. COZINHA ROCCIA
O chef Onildo Rocha faz um trabalho tão bacana no Roccia que tem ganhado fama nacional. Ele estudou gastronomia na Anhembi Morumbi e na Escola de Artes Culinárias de Laurent Suaudeau, em São Paulo. Agora, mistura as técnicas com ingredientes regionais. Nas mãos dele, uma costela ao bafo ou um bolo de macaxeira , por exemplo, são muito mais do que o nome sugere. São verdadeiras experiências. O restaurante fica no primeiro andar e no térreo há um bar para quem quiser apenas petiscar e tomar uns drinques – concorrido na happy hour. 

Roccia
Holanda's Prime - Av. Antonio Lira, 536
Tambaú - João Pessoa
Telefone: (83) 98827.7480

2. A BUDEGA ARTE CAFÉ
Inaugurada há pouco mais de um ano, a Budega virou hit da galera que adora aquele programa alternativo “de humanas”. O espaço une pequena loja de roupas e acessórios e café com jardim (foto acima). Ótimo esquenta para rolês noturnos. Tem programação variada de shows intimistas, onde se passa o chapéu, no modelo “quanto vale o show”. Siga a programação no Instagram.

Rua Arthur Américo Cantalice, 197
Bancários – João Pessoa
Telefone: (83) 98812-2282

3. EMPÓRIO CAFÉ
É o bar mais descolado da cidade, sem dúvida. Num ambiente de pub -- com direito a um terraço para quem prefere o ar livre --, o Empório serve tanto como lugar para se fazer um lanche e tomar um drinque sossegadamente nas noites de início da semana, quanto para enfiar o pé na jaca e cair na dança, de quinta a sábado. Tem DJs, às vezes apresentações ao vivo, mas quem faz a festa é a frequência, eclética e bem animada.

Rua Avenida Cabo Branco, 4270
Cabo Branco – João Pessoa
Telefone: (83) 3247-3482

4. CABARÉ BRASIL — CENTRO DE ARTES E BRASILIDADE
Aberto há pouco mais de três meses. É pequeno e aconchegante e conquista de cara pelo atendimento carinhoso, bebida gelada a preço justo e um diferencial: os banheiros sem indicação de gênero nas portas. Tem karaokê, e um charme particular é o par de microfones vintage, cromados, no melhor estilo cantoras do rádio. Siga a programação no Instagram.

Rua Coração de Jesus, 200
Tambaú – João Pessoa
Telefone: (83) 98871-9393

5. CACHORRO-QUENTE DO ZÉ
O cachorro-quente paraibano tem uma particularidade: além de salsicha e molho de tomate, vem com muita carne moída, verduras picadinhas, azeitona e ovo de codorna. O do Zé é o melhor de todos, quase uma comida típica da cidade. Tem que provar! O de Jaguaribe é o melhor. (Th.)

Avenida Aderbal Piragibe, 255 - Jaguaribe
Telefone: (83) 3241-1403

Avenida Esperança, 358 – Manaíra
Telefone: (83) 3226-8048

Rua Empresário João Rodrigues Alves, 466
Telefone: (83) 3235-8300

6. CINE ESPAÇO
O Centerplex seria somente mais um cinema de shopping se não fosse por um detalhe: o hall do complexo tem vista para o mar. Assim, é possível esperar o início da sessão sentado em uma poltrona de frente para a praia. Ou combinar cinema e happy hour no mesmo lugar, tomando um chope na praça da alimentação que fica no andar logo baixo, antes ou depois do filme. Um luxo que, provavelmente, é único no Brasil.

Mag Shopping, Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, 115
Manaíra – João Pessoa
Telefone: (83) 3048-1000

7. DIVINA ITÁLIA
O chef Fernando Franco é o responsável pela cozinha deste restaurante de culinária italiana com proposta contemporânea e pitadas de brasilidade.  A Mastroiani, por exemplo, é uma lasanha de carne seca, coentro, cebola e molho de jerimum. Fernando foi um dos três melhores chefs da Paraíba no Prêmio Nacional Dólmã.

Rua Targino Marques, 56
Tambaú – João Pessoa
Telefone: (83) 3576-2700

8. GENERAL STORE — CAMISETERIA E CAFETERIA

É cafeteria, camiseteria, bar e abriga shows diversos, loja de pratas e estúdio de tatuagem. A vista do pôr do sol no Varadouro (lado mais antigo da cidade, na foto acima) é a mais bonita da cidade.  Tem wi-fi free, ambientação vintage, cafés e bebidas diversas e um atendimento impecável. (J. e Th.)

Avenida General Osório, 152
Centro – João Pessoa
Telefone: (83) 3024-0509

9. GULLIVER MAR
Tem o antigo Gulliver, que funciona desde 1985 na Avenida Olinda, 590, e tem este Gulliver Mar, num prédio todo em vidro, no fim da praia de Cabo Branco. Especializado em frutos do mar, não é um dos mais baratos da cidade, bom avisar. Mas vale pela excelente comida, o ambiente fino, a bela vista e o atendimento eficientíssimo. (Ti. e A.)

Avenida Cabo Branco, 5160
Cabo Branco – João Pessoa
Telefone: (83) 3578-6108

10. HAMBURGUERIA PÃO COM GERGELIM
Excelentes sanduíches artesanais, no tamanho certo para a fome dos mais gulosos. Todos têm nome de astros do rock: Elvis, Jagger, Bowie… Este último, por exemplo, tem 180g de picanha, queijo, maionese artesanal temperada com ervas e cebola na chapa no pão australiano. A loja do Altiplano tem espaço para exposições de artes visuais.

Rua Artur Enedino dos Anjos, 60
Altiplano – João Pessoa
Telefone: (83) 3034-1597

Avenida Nova Cantareira, 644
Intermares – João Pessoa

11.MÚSICA URBANA
Aberta desde 1998, sob comando de Robério Rodrigues, a loja de discos é ponto de encontro de roqueiros e amantes de música. Vende vinis, imãs, bonequinhos de astros do rock em massa époxi, livros, instrumentos e bijuterias criadas por Gil, mulher de Robério. Ainda rola uma cervejinha gelada para curtir o lugar. Costuma ter shows e feirinhas de vinis. (Th.)

Avenida Visconde de Pelotas, 138
Centro – João Pessoa
Telefone: (83) 3042-3212

12.NAU FRUTOS DO MAR
Dos mesmos proprietários do Mangai, restaurante de comida regional que é quase um ponto turístico na cidade, o Nau é um dos melhores lugares de João Pessoa para saborear receitas com frutos do mar. Delícias como o Frutos do Mar na Chapa. Todos muito bem servidos. (Ti. e A.)

Rua Lupercio Branco, 130
Manaíra – João Pessoa
Telefone: (83) 3021-8003

13. PONTAL DO CABO
Vizinho ao luxuoso Gulliver Mar, o Pontal (foto acima) oferece a mesma paisagem — a enseada formada pelas praias de Cabo Branco e Tambaú — e boa comida por preços mais acessíveis. É um lugar legal tanto para um almoço ou jantar quanto para um drinque ou cerveja com petisco. Tem música ao vivo. (Ti. e A.)

Avenida Cabo Branco, 4912
Cabo Branco – João Pessoa   
Telefone: (83) 3247-4336

14. RUBACÃO NO BIU
Biu é apelido para Severino na Paraíba e é possível encontrar muitos estabelecimentos com Biu no nome. Portanto, não confunda com o famoso Bar do Biu, na Torre. Este é um restaurante simples, na praça principal do Castelo Branco, só quem mora na cidade conhece. O rubacão (ou baião de dois) de lá é o melhor e “no precinho”! Só abre depois das 18h. (Th.)

Praça principal do Castelo Branco

15. CASA DO BACALHAU
Pois não é que em pleno calorão nordestino encontra-se uma casa portuguesa, com certeza! A Casa do bacalhau é uma autêntica tasca lusitana, com direito a fado ao vivo dois dias da semana -- quarta e sexta. Mas o principal atrativo é a qualidade da comida servida a preços bem camaradas. Além das diversas receitas de bacalhau, tem uma baba de camelo que você não pode deixar de provar. Às quintas, no jantar, tem um cardápio promocional a R$ 37, incluindo entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida.

Rua Franca Filho, 52
Manaíra – João Pessoa
Telefone: (83) 3247-8511

Nenhum comentário: