quinta-feira, 26 de outubro de 2017

CHAZEIRA // A vez do Rooibos

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Se você morre de vontade de se aventurar no mundo dos chás e infusões, mas ainda não encontrou a porta de entrada, cheguei para lhe apresentar uma boa opção. Que tal entregar ao seu paladar uma boa xícara de Rooibos?

Em todas as degustações guiadas que realizo, esta é a infusão que consegue ser unanimidade; quem já toma chá se surpreende com o sabor; quem ainda não toma, se encoraja a descobrir novas nuances. É bem verdade que não se trata de um chá, mas de uma infusão tão incrível quanto os nossos amados chazinhos, cheia de sabor e muitas propriedades benéficas para a nossa saúde. 

Prazer, sou o Rooibos!

Vem de um arbusto sul-africano, de folhinhas bem espetadinhas, parecidas com as de um pinheiro. Cresce no calor, em solo arenoso ou rochoso; não gosta de muita água e, em seu país de origem, já é consumido há gerações. Seu nome em africâner quer dizer “chá vermelho”, por causa do licor produzido, bem avermelhado mesmo. Tem um gostinho adocicado maravilhoso, além de remeter ao sabor de amêndoas ou frutos secos. O aroma é encantador e bem característico. Aqui em casa, já ganhou o Oscar de melhor infusão no gostinho do marido! 

Arbusto Rooibos. Imagem: http://www.asplantasmedicinais.com

 Originalmente, como vocês podem ver, o Rooibos é verde. Mas as folhas ficam vermelhas após o processo de oxidação, parecido com o que se faz na produção dos chás. Também existe infusão de Rooibos verde, bem menos popular e mais cara.

Quanto aos benefícios, só vou mencionar o seguinte: há quem se refira ao Rooibos como “Erva da Eternidade”. Preciso dizer mais? Rs! Tá bom, tá bom, vou me alongar um pouquinho, para não restar dúvida de que, além de delicioso, o Rooibos é um super aliado da nossa saúde e da beleza!
Rico em antioxidantes, previne o envelhecimento celular e dá um “up” no sistema imunológico; reduz o risco de câncer, bem como de resistência à insulina. Por não ter substâncias excitantes – teína ou cafeína -, tem efeito relaxante e pode ajudar a administrar a irritabilidade, insônia e depressão, consumível por pessoas de todas as idades. Muito rico em sais minerais, pode ser um bom substituto para aquele isotônico pós-treino...

Garanto que é mais saboroso, além de ser totalmente natural! É ótimo para a pele (tem quem aplique as folhinhas diretamente em uma espinha inflamada ou em compressas para queimaduras, por exemplo) e também para o estômago. Também reduz gases e, consequentemente, alivia cólicas. 
Rooibos em infusão. Aquele momento em que a gente pensa que a internet devia ter cheiro...

Eu amo tomar do jeito tradicional, quente mesmo (uso água fervendo, 100oC, por 5 minutinhos;  dê preferência a um infusor ou peneira com buracos bem fechadinhos, pq a erva é fininha e escapa que é uma beleza!), mas gelado também é delicioso. Combina demais com uma rodelinha de laranja no copo e dá até pra gente brincar de fazer uma apresentação bem bonita, com cara de “Aperol Spritz”. Na África do Sul, é bem comum que se encontre nos cafés o “espresso rooibos”, que, na verdade, é feito do pó prensado das folhas de Rooibos, bem concentrado, que lembra a aparência do café, com direito a espuma e tudo. Tem até marca que vende cápsulas desse espresso-infusão (e que eu, obviamente, já quero! Rs). Também já usei o Rooibos na calda de pudim, em geleia, misturado à massa de bolo... Hmmmm! 

Olha a cor dessa infusão... Muito linda!

Puro é incrível, como já disse. Mas alguns blends maravilhosos que têm o Rooibos como base só melhoram a experiência da degustação. Na “Tea Shop” (vende pela internet e tem loja física no Park Shopping de Brasília), por exemplo, há uma mescla que se chama “Rooibos Orange Kalahari”, das minhas preferidas, com Rooibos, laranja e cenoura; uma explosão de sabor! Da “A Loja do Chá” (alojadochatg@gmail.com), sou louca pelo Rooitea Caramelo, que tem, isso mesmo, pe-da-ci-nhos de caramelo no meio. Pense! Loucura, loucura, loucura!

Agora é, mais uma vez, a sua hora de me contar! Já tomou Rooibos? Como foi a sua experiência? Alguns amigos, como Caio e Du, já foram beber Rooibos na fonte e se lembraram de mim por lá, em fotos e infusões (como não amar esse tipo de lembrança? Suspiro!). Eu amo quando você compartilha suas experiências e vou atrás de cada uma das dicas que me enviam por aqui! Então, espero sempre por suas impressões!

Ah, me acompanhe também pelo Instagram ou Facebook , lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e... Um brinde ao Rooibos! :)  

Nenhum comentário: