quinta-feira, 19 de outubro de 2017

CHAZEIRA // Primavera de “Blooming Tea”!

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Presenciar a primavera a cada ano é desfrutar da vida. É poder andar pelas ruas buscando o Ipês carregados que enchem os nossos olhos, sentir nos pés as flores de Bougainvilles que cobrem os gramados, esperar pelo cheiro de chuva que ajudará a colorir os Cambuís. É despertar os sentidos, fazer-se presente no mundo, sentir florescer a alma, ainda que no meio do caos.

Para combinar com a estação, recebi, na semana passada, uma surpresa linda e carinhosa de Jamille, seguidora-leitora maravilhosa que já se tornou amiga do coração. Com um bilhetinho lindo, chegaram flores de chá; para o #momentomágico, fui presenteada com primavera de beber, em forma de “Blooming Tea”!  
Flor em forma de chá, da Tealosophy! Gratidão, Jamille!

O “Blooming Tea” ou chá de floração (Hui Fa Cha) não é um tipo de chá; na verdade, trata-se de uma combinação entre folhas de chá branco, verde, oolong ou preto (todos da Camellia Sinensis, lembra? Se esqueceu, corre nos primeiros textinhos que tá tudo explicado!) e pétalas de flores (jasmim, hibisco, crisântemo, rosa, calêndula, amaranto ou osmanto, usualmente). 

Folhas e flores são costuradas a mão, com linha de algodão ou seda, por artesãs chinesas das províncias de Yunnan e Fujian, e secas em trouxinhas do tamanho de nozes; depois de abertas pela água quente, formam imagens que fazem brilhar nossos olhos! Algumas são ainda aromatizadas com flores e frutas, o que faz o desabrochar ainda mais especial, já que atiçam também nosso olfato. Na tradição chinesa, o chá de floração simboliza vida longa e harmonia. Especial, não é? 
A trouxinha fofa!

Para que a experiência sensorial seja inesquecível, você vai precisar de um bule, copo largo ou taça, todos transparentes. Depois de aquecer a água (de 70 a 80oC, dependendo do tipo de chá usado como base; uso 70oC para brancos e verdes; 80oC para oolongs e pretos, neste caso), basta despejá-la sobre a trouxinha com bastante cuidado, ou, depois de verter a água no recipiente, colocar o bulbo lá no fundinho. Em seguida, paciência, pois a “flor de chá” pode levar de 3 a 15 minutos para se abrir. Concentre-se, foque na primavera e desfrute o momento. Esteja presente para apreciar a surpresa que virá daquele bulbo, que irá se abrir lentamente; sinta o aroma, deguste o chá! :) 
E a flor abertinha!

O chá prontinho para beber, com sabor de Primavera...
Essa é de outro tipo, só para mostra que na taça
também super funciona! E fica chiquezinho!

Inicialmente, essas trouxinhas foram criadas com finalidade apenas decorativa e, por isso, as folhas de chá usadas eram de menor qualidade; com o crescente interesse de outros países pelo trabalho primoroso, que culminou na exportação do produto especialmente para o Ocidente, passou-se a utilizar chá premium, de melhor qualidade, para que a experiência da degustação fosse aprimorada. De qualquer modo, depois de beber seu chazinho, você ainda pode usar a flor aberta como enfeite; basta adicionar água no recipiente em que será colocada, para que dure mais uns três dias iluminando a casa!

Se quiser experimentar, pode ser que você encontre essa versão de chá com outros nomes, tais como “Flower Tea”, “Flowering Tea”, “Presentation Tea”, “Artisan Tea”, “Display Tea”, “Art Tea”, “Crafted Tea”, “China Special Tea”. Não tenha medo, dá tudo no mesmo e é lindo e especial, pode testar! E não se esqueça de compartilhar comigo, aqui, por e-mail ou nas redes sociais, sua experiência.

Ah, me acompanhe também pelo Instagram ou Facebook , lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e bons chazinhos! Aproveite cada minuto de sua primavera! :)

Nenhum comentário: