quinta-feira, 24 de agosto de 2017

CHAZEIRA // Mais um pouquinho acerca dos apetrechos do chá

Eloina Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Falar de chá é falar de um universo. Envolve plantio, formas de produção, colheita, distribuição. Envolve história, cultura. Envolve momento, silêncio. Envolve consumo: consciente, sempre! Envolve presença e afeto. Envolve troca. Envolve teoria e - o melhor! - muita prática!

E para praticar, não podemos esquecer do nosso famoso mantra, que faz o chá ser uma maravilhosa experiência: tempo-temperatura, tempo-temperatura, tempo-temperatura... Eu sei, eu sei que já falei sobre isso antes. Mas não custa nada repetir, pra gente gravar na alma e ter sempre a xícara perfeita à mão... Ou à boca!

Já tratamos das chaleiras, termômetros, infusores. Agora passamos aos cronômetros e logo falaremos sobre a quantidade ideal. Um passo de cada vez, porque ninguém quer tropeçar! :)

Para medir o tempo de infusão, comece a contagem a partir do momento em que começar a jogar a água sobre as folhinhas, tá? Para isso, vale tudo: o temporizador do celular, cronômetros culinários, seu relógio mesmo. O importante é que os olhos estejam bem atentos ao contador, para não deixar nosso chazinho esquecido no calor; ele é sensível e se magoa facilmente. Calor demais pode queimar as folhas e liberar um gostinho mais amargo que o normal... E a gente não quer isso!

Em casa, na minha cozinha, tenho um "timer" digital, que fica pregado na geladeira. 
Fácil de encontrar; você acha em qualquer loja que
venda artigos de cozinha (Camicado, Spicy, Dular...)

Existem modelos bem mais fofinhos, se você não quiser abrir mão da delizadeza... Quando quero a "frescurinha", faço uso da ampulheta, vintage, artesanal e muito linda!
Essa eu comprei na Kusmi Tea, na Alemanha. Tem três ampulhetas,
que correspondem a 3, 4 e 5 minutos, respectivamente.

Em outros momentos, como no trabalho ou em viagem, acabo usando o do celular mesmo... Afinal, quem não tem celular hoje em dia, né?
Em regra, ao comprarmos chás, as embalagens indicam o tempo certinho a se aplicar àquela variedade. A indicação é feita por meio de testes realizados pelos produtores e revendedores, mas como não há verdade absoluta, pode ser que você encontre um tempo melhor, que agrade mais o seu paladar. Abaixo, segue uma tabelinha de tempo e temperatura médios, para você imprimir e carregar na carteira (ou no celular mesmo, vai, que ninguém merece carregar um mundo de papel no meio de cartões...): 
Tipo de chá
Tempo de infusão
Temperatura da água
Chá branco
3 a 5 min
75 a 80oC
Chás verde e amarelo
1 a 3 min
65 a 80oC
Chá oolong
2 a 4 min
75 a 90oC

Chá preto
2 a 4 min
75 a 95oC
Chá escuro (variável, depende do tempo de envelhecimento)
1 a 3 min
80 a 95oC
Agora é sua vez de me contar: suas experiências já observam algum parâmetro de tempo e temperatura? Como você tem preparado o #momentomágico? Tem algum truque novo parar tirar da cartola e dividir comigo? Sou #ansiosacuriosa!

Na próxima semana, falaremos sobre quantidade de chá solto e chás de saquinho (olha a polêmica aí, geeeeeente!), se prepare!

Até lá, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , sempre registro imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Te espero, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e bons chazinhos! :)

Nenhum comentário: