segunda-feira, 17 de julho de 2017

EU RECOMENDO // Jiquitaia: alta gastronomia, com economia

Bruno Ayres Martinez (*)
Convidado especial do Gastronomix
Na grande metrópole que é São Paulo o que não faltam são opções para comer bem. Mas bom prato raramente significa bom preço.

Felizmente, este não é o caso do Jiquitaia, um pequeno restaurante localizado na Rua Antônio Carlos, no bairro da Consolação, que une gastronomia de qualidade a valores honestos.
Bochechas suínas com pamonha e pimenta de cheiro estão entre as melhores criações da casa

Inspirado em temperos e sabores regionais variados, o restaurante vem colecionando prêmios desde que foi aberto em 2012 pelos irmãos Carolina e Marcelo Corrêa Bastos e já foi matéria até na CNN Internacional.

O cardápio inclui reproduções de receitas clássicas como uma suculenta e fumegante moqueca até criações próprias como arroz de pato no tucupi ou costelinha de porco ao barbecue de tamarindo. Para quem ama frutos do mar, os pratos-chefes da casa são o arroz de tomate com polvo e a quiabada, um delicioso ensopado de quiabo com páprica, gengibre, legumes e camarões.

Entre as sobremesas, estão versões atualizadas de doces da cultura nacional, como o brigadeiro de colher com farofa de pé-de-moleque e a goiabada com creme de queijo.
Já famosas, as caipirinhas da Carol fazem parte da seleção do novo Bar do Jiquitaia

No fim do ano passado, uma ampliação adicionou um bar ao charmoso sobrado da década de 20, onde está situado o restaurante. Lá se encontram caipirinhas deliciosamente preparadas, o tradicional negroni, além de criações da casa, como o Jerezana (junção de vinho jerez fino e oloroso, vermute e xarope de chá com chocolate) e o Detox (gim, limão e xarope de manjericão).

As comidinhas de bar também estão lá, com um toque especial. Dentre as principais, vale a pena experimentar o bolinho de mandioquinha com taioba, o hambúrguer de porco e queijo e a canja de galinha.

O ambiente é agradável e bonito e o atendimento simpático e atencioso, tudo sem formalidades desnecessárias. O cardápio é composto de combinações com salada, prato principal e sobremesa, com o custo total de cerca de R$ 70,00.

Jiquitaia
Rua Antônio Carlos, 268 - Consolação, São Paulo
Horários: de segundas à sextas (12:00 às 13:00 e 19:00 às 23:00) e sábados (13:00 às 23:00);
Reservas: via Restorando.

Bar do Jiquitaia
Aberto de terça a domingo (19:00 às 02:00).

(*) Bruno Ayres Martinez é advogado, bancário e consultor tecnológico, e atualmente coordena o Showmetech.com.br, empresa de produção de conteúdo, coberturas jornalísticas e desenvolvimento web.

Um comentário:

Unknown disse...

É com certeza uma das pérolas escondidas por São Paulo.