segunda-feira, 10 de julho de 2017

EU RECOMENDO // Japan House, cultura e culinária

Raphael Ramos (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Maio. Início da tarde de sábado, por volta das 14h, tempo ameno com céu aberto, Avenida Paulista a todo vapor, eu e mais dois amigos fomos conhecer a recentíssima inaugurada JAPAN HOUSE.

Nossa viagem à história do Japão iniciou-se com a exposição de abertura que traz o elemento do bambu como ferramenta-chave para fazer a conexão da cultura japonesa com a brasileira, pois a matéria-prima encontra-se em ambas as culturas, sendo o Japão uma fonte riquíssima de técnicas milenares relacionadas ao material.
Aliado a isso, o espaço conta com uma biblioteca de parede a parede disponibilizando livros dos mais diversos assuntos, despertando o interesse ainda maior por toda aquela atmosfera única, criativa, harmoniosa.

Para mergulhar de uma vez nesse universo, almoçamos no restaurante do chef Jun Sakamoto, que fica no segundo andar da JH. A casa é especializada na gastronomia tradicional da cultura japonesa, tendo como ponto forte os famigerados teishokus, espécie de “prato feito” japonês, sendo, inclusive, refeição costumeira de um dos meus amigos que morou no Japão por 1 (um) ano.
Assim, não tivemos erro ao pedir um dos mais populares pratos do Japão, o teishoku (arroz, sunomomo, conserva de cogumelos e missoshiro) com Tonkatsu de filé suíno empanado na farinha de panko ao molho teriyaki, acompanhado de repolho picado com wassabi e perfume de limão siciliano (R$ 76).
O tempo de espera do pedido foi mínimo, a atenção foi máxima, apresentação impecável, sabores sutis, ponto da carne macio e desmanchando. Eu que ainda não fui ao Japão, posso dizer que tive a “alma japonesa” acalentada”.

Jun Sakamoto – Japan House
Av. Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo
Telefone: (11) 3090-8900

(*) Raphael Ramos é advogado especializado em direito do consumidor e direito da saúde.

Nenhum comentário: