quinta-feira, 13 de julho de 2017

CHAZEIRA // Chá amarelo - o terceiro dos seis chás

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

A gente é bicho engraçado mesmo. Nesses dias frios, não conseguimos tirar nossos pensamentos do sol quente, de raios dourados do mês de agosto. E quando agosto chegar, sentiremos saudade do friozinho de julho, que nos pegou de surpresa. Estamos aqui, pensando lá. E nessa agonia, esquecemos de viver o  momento...

Divagações à parte, enquanto o calor não vem, que tal pensarmos em uma maneira diferente de nos aquecer? Para essa semana, escolhi o amarelo ou dourado, já que tanto o desejamos, mas não é o sol. Vamos conversar sobre mais uma das variedades de chá, que vem da nossa amiga Camellia Sinensis. Vamos conhecer para, logo, viver e degustar o #momentomágico! Porque só uma coisa é melhor do que falar de chá... Provar chá! :)
Chá amarelo antes...

O chá amarelo é cheio de divergências. Alguns estudiosos acham que ele não está com essa bola toda para se garantir como "variedade". Para estes, em verdade, o chá amarelo seria apenas um subtipo de chá verde, processado do mesmo modo, com o acréscimo de apenas uma etapa: depois da oxidação fixada, é embrulhado ou empilhado em camadas enquanto ainda morno e úmido, o que contribuirá para sua coloração amarelada característica, consequência de uma fermentação não enzimática.

No entanto, para outros tantos, o chá amarelo é, sim, uma das variedades dos chás da Camellia, com direiro a classificação própria. E eu boto fé na classificação! Ele é um chá tão lindo, tão cheio de nuances, que só poderia mesmo ser único e nominado individualmente. Pense comigo: não é porque vim dos meus pais, com algumas de suas características ou de outros familiares, que vou repetir histórias. Sou única e diferente, pronta pra escrever novos caminhos, concorda? Vamos sair por aí, anunciando que #somostodoschásamarelos! Rs!  
Chá amarelo prontinho pra me alegrar

Mas deixando a graça de lado e voltando ao nosso assunto principal e predileto, precisamos saber que este chá é produzido em pequena quantidade na China. Admirado desde a dinastia Tang, consumido por imperadores que usavam amarelo, exclusivamente, hoje tem produção destinada essencialmente ao consumo interno. Só há bem pouco tempo é que a Europa se atentou para sua importância e passou a importá-lo, em pequenas quantidades.

É raro, difícil de se encontrar, com características bem variadas: doçura de chá branco, sabor vegetal de chá verde, aroma intenso de oolong, final delicado de chá preto. Adstringência quase nula. A família toda dos chás em um único ser, que tal? É multichá, completo e delicioso, misterioso e raro. Nessa categoria encontram-se o Jun Shan Yin Zhen e Meng Ding Huang Cha, por exemplo.

Vale a pena provar quando topar com ele pela vida! E você vai se lembrar de mim. Não deixe de me contar, tá?

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , costumo postar umas imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Te espero lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo? :)

Beijos e bons chazinhos!

5 comentários:

Unknown disse...

Linda descrição do chá amarelo! Quando for em Brasília, vou querer tomar um. Fiquei aqui babando....

Eloína Telho disse...

Já vou guardar seu quinhão! Rs! Beijo, amiga! 💛💛💛

Ana Cecília Tolcci disse...

Impossível não lembrar de você em qualquer tipo de chá que seja. Talvez o chá amarelo marque mais a sua presença por ter a cor da luz, do brilho da sua pessoa.

Eloína Telho disse...

Que coisa mais linda, Ana! Na verdade, só reflito o que vc me dá! Carinho sem fim! Beijo!

Anônimo disse...

kobe shoes
off white
jordan shoes
bape clothing
curry 8
supreme
off white hoodie
giannis shoes
golden goose sale
supreme hoodie