quarta-feira, 26 de julho de 2017

ALMANHAC // 10 perguntas (e respostas) sobre o saquê

Rosualdo Rodrigues
Colunista de Variedades do Gastronomix

Durante séculos, o saquê foi uma bebida apreciada somente pelos japoneses, pouco exportada. Só nos últimos 20 anos começou a se popularizar fora do Japão. Um dos responsáveis por disseminá-lo por aqui é Celso Ishiy, sommelier de saquê e um dos principais especialistas no assunto no Brasil. Celso, que é também diretor da Tradbras, empresa de importação e exportação de produtos orientais, é quem esclarece 10 pontos sobre a bebida:

1 ) Saquê se toma com sal?
Já vi muita gente colocar sal para tomar um gole de saquê. Antigamente, no tempo dos meus avós, até se bebia assim. Desde o surgimento dos saquês premium não se faz mais isso. Você mistura energético em um uísque 18 anos?

2 ) É melhor tomar saquê quente ou gelado?
Hoje, a maioria prefere consumir saquê gelado, mas depende do tipo e ocasião. Muita gente acha que o saquê quente serve apenas para disfarçar a má qualidade. Já adianto que é possível beber excelentes saquês quentes.
3 ) Por que se toma saquê em copo quadrado?
É bonito e exótico, mas hoje em dia não se bebe mais saquê no massu, o copo quadrado de madeira. É um hábito antigo que alguns restaurantes persistem em usar.

4 ) Saquê combina só com comida japonesa?
Muito pelo contrário. O saquê harmoniza com vários tipos de bebida – da italiana à alemã – até com feijoada. Cada prato tem o saquê que merece.

5 ) É verdade que o saquê não dá ressaca?

O saquê premium é uma das bebidas mais puras que existem e isso faz com que não cause ressaca na maioria das pessoas. É bom lembrar que cada corpo reage de maneira diferente à bebida alcoólica.
6 ) Existe mais de um tipo de saquê?
O saquê não é uma bebida genérica. Para se ter ideia, há mais de 1.800 fabricantes de bebidas no Japão que produzem cerca de 40 mil rótulos, o que confere uma diversidade incrível. Cada um deles produz saquê de diferentes tipos e classificações. A boa noticia é que está cada vez mais fácil encontrá-los no Brasil.

7 ) Existe caipirinha de saquê no Japão?
A caipirinha de saquê é uma invenção brasileira, embora os japoneses usem o saquê comum e shochu (destilado) para preparar outros tipos de coquetéis. No Japão, a versão premium da bebida é a que tem feito mais sucesso.

8 ) O saquê tem prazo de validade?
O saquê não tem prazo de validade se conservado em condições adequadas. Recomenda-se, no entanto, degustarem, em, no máximo, dois anos para sentir o sabor que a fabricante quis propiciar. Existem também saquês envelhecidos, como o vinho.
9 ) Saquê é a cachaça do Japão?
Sem desmerecer a nossa cachaça, que está melhorando de qualidade, para começar, eles pertencem a diferentes categorias. A cachaça é um destilado. O saquê é um fermentado de arroz.

10 ) O saquê é uma bebida sagrada?
Assim como o vinho tem um significado religioso para a Igreja Católica, o saquê é usado em cerimônias xintoístas, principalmente no Japão, onde é considerado a bebida dos deuses.

Nenhum comentário: