quinta-feira, 29 de junho de 2017

CHAZEIRA // Em um relacionamento sério... Com o chá! :)

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Agora que a gente já sabe o que é chá e o que é tisana, está na hora de mudarmos o status do Facebook para "em um relacionamento sério com a Camellia"... Ou "com o chá", que dá na mesma!

Mas sem pânico, gente! Amamos as tisanas também, que não vão ser esquecidas... Logo retomamos a nossa amizade íntima com essas meninas, que têm coisas lindas a nos contar. Mas é que o chá tem boas nuances que precisamos explorar, antes de passarmos à melhor parte: preparar e degustar chás e tisanas incríveis. E, sim, neste momento estou sorrindo, só de imaginar as maravilhas que virão pela frente!

Para começo de conversa, acho que se a Camellia Sinensis tivesse signo, seria geminiana, como meu marido. Além de toda energia que a folhinha carrega, pois tem cafeína em sua composição (que, no chá, é chamada de teína), apresenta ainda uma personalidade tão versatilmente múltipla que se desdobra em seis (!!!) tipos de chá: chá branco, chá verde, chá amarelo, chá oolong, chá preto (chamado de vermelho na China) e chá escuro (ou preto, para os chineses). E cada um tem sabores, aromas e detalhes tão individuais que valem cada gole - e o detalhamento de suas características. 

O que faz cada um desses chás diferente do outro é o grau de oxidação das folhas e, no caso do chá escuro, além da oxidação, a adição de um processo chamado de fermentação. Mas vamos com calma, pra gente entender toda essa mudança de "humor" e só ser surpreendido positivamente por nosso novo amor. Nessa semana, vamos começar a conversa pela primeira variedade de chá. Devagar vamos longe e o cérebro vai assimilando aos pouquinhos as muitas informações. 

O chá branco é o menos processado, o mais delicado dos chás; em regra, é elaborado a partir de brotos ou brotos e primeiras folhas da planta, colhidos e secos de forma bem natural. Aroma e sabor são super discretos, quase tímidos, e, por ser um chá menos oxidado, tem, em regra, menor teor de teína/cafeína. Nos brotinhos, conseguimos até notar uma leve penugem, quase uma "neve" por cima das folhas. O líquido decorrente do processo de infusão, ou "licor", se quisermos ser mais técnicos, vai ser sempre bem clarinho, corpo leve a médio. 
 Silver Needles antes do preparo 
Silver Needles do jeito que mais gosto:
na xícara, pronto pra ser provado!

A adstringência (aquele apertozinho que a gente sente no canto da língua) é nula ou quase nula.

Originário da província de Fujian, na China, é raro, e justamente por isso um pouquinho mais caro que o normal; perfeito para o verão, bastante refrescante (ainda que servido quente, mas vai super bem gelado!). Nessa categoria, encontram-se o Yin Zhen/Silver Needles (que tem aquelas penugens que mencionei bem visíveis) e o Pai Mu Tan ou Bai Mu Tan.

Agora, conte-me tudo, não me esconda nada: você já tomou chá branco? O que achou? Divida com a gente suas experiências! Sou toda ouvidos... E olhos... E paladar, caso queira me chamar pro chá! Tô sempre pronta!

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook, costumo postar umas imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face). Apareça por lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo? :)

Beijos e bons chazinhos!  

9 comentários:

Unknown disse...

Nunca tomei um chá branco!Mas isso é uma questão de tempo! Já adquiri meu 'kit chazeira' com a consultoria da eloinachazeira e já estão a caminho!!

Unknown disse...

Nunca tomei um chá branco!Mas isso é uma questão de tempo! Já adquiri meu 'kit chazeira' com a consultoria da eloinachazeira e já estão a caminho!!

Unknown disse...

Nunca tomei um chá branco!Mas isso é uma questão de tempo! Já adquiri meu 'kit chazeira' com a consultoria da eloinachazeira e já estão a caminho!!

Unknown disse...

Estou vendo que meu conhecimento é 0 em matéria de chá. ��
Doida para experimentar!!

Eloína Telho disse...

Quero fotos e detalhes! Carolzinha chazeira é sucesso! 💚

Eloína Telho disse...

Vou te levar um pouquinho pra vc provar! É delicioso! Beijo!💚😘

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

i thought about this designer replica luggage i thought about this designer replica luggage helpful resources dolabuy louis vuitton

Anônimo disse...

goyard
golden goose
supreme
pg 4
kyrie spongebob
OFF-White
bape hoodie
yeezy shoes
yeezy
supreme hoodie