segunda-feira, 28 de março de 2016

EU RECOMENDO // Um paraíso escondido no ES

Alan De Nadai (*) 
Convidado especial do Gastronomix

Cresci na serra do Espírito Santo, mas hoje não moro mais por aquelas bandas. Troquei de cidade e de estado, então o que não me falta é saudade. Desde que me mudei os invernos sempre me trazem boas lembranças. Recordo-me do fogão à lenha da minha avó. De ajudá-la a pegar a lenha seca e ascender o fogo para aquecer o corpo. Hoje essas memórias aquecem a alma.

No almoço de domingo, legumes e verduras eram colhidos na horta, e o resto feito pelos meus próprios avós, assim, tudo tinha um gosto especial.
Explico isso porque eu poderia falar sobre qualquer restaurante que visitei em algum outro lugar distante, mas tenho paixão por comida caseira. Por isso me lembrei de que meu lugar favorito não era preferido à toa. Ele fica bem perto de onde cresci.

Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante são municípios da região serrana do Espírito Santo, possuindo excelentes opções de hospedagem e gastronomia. A principal atração fica por conta da Rota do Lagarto, composta por cafés e restaurantes, que atendem a todos os gostos, e de onde sempre se vê a exuberante Pedra Azul.
De todos que já visitei naqueles municípios, a Fazenda Saúde me encanta pela culinária despretensiosa e tão caseira quanto a da minha avó. Criado pela família Caliman, o restaurante forma um dos vários agronegócios familiares da região e, ainda, divide espaço com a casa da própria família.

O lugar possui um grande salão aberto, sem paredes, o que permite total contato com a natureza ao redor, sendo possível sentir a brisa fria que sopra na montanha. As mesas compridas e de madeira maciça, formadas a partir de troncos rústicos, deixam tudo com um clima bem italiano, como uma grande mesa de almoço em família. A água, que vem direto da nascente, cai em um tanque bem simples na entrada do restaurante, formando uma pequena piscina de água translúcida, limpa e gelada.

O restaurante ainda possui na decoração alguns objetos antigos da própria família, e outros garimpados na região. A comida, simples e saborosa, me leva diretamente para minha infância.
Do leite se aproveita tudo, faz-se o queijo e a puína, saborosíssimos. A polenta forma aquela casquinha no interior da panela, que, com muita criatividade, após aderir ao seu formato, é usada para colocar os deliciosos bolinhos de arroz frito. Come-se até o prato.

O macarrão é de massa caseira, os legumes os mais frescos possíveis. A polenta frita é feita ali mesmo, na chapa do fogão à lenha, onde o almoço é servido.

O bufê é variado, mas permanece o mesmo desde minha primeira visita, há aproximadamente dez anos.
O restaurante possui uma ampla aérea verde externa, composta por um gramado - que mais parece um grande tapete - jabuticabeiras, goiabeiras, palmeiras e eucaliptos. No centro há uma grande lagoa, refletindo tudo que a vê.

Depois do almoço, não pense que acabou o programa. Deitar-se na grama sob a sombra de uma árvore, ou mesmo sob o sol, sentindo-o aquecer levemente suas roupas, é o que tradicionalmente se faz por lá. Eu, por exemplo, estendo sempre minha toalha para aproveitar esse momento de total desconexão com qualquer problema do mundo.

Os donos, que sempre estão trabalhando no restaurante, são extremamente atenciosos, deixando qualquer convidado ainda mais à vontade. Essa simplicidade e receptividade me faz retornar a este restaurante toda vez que volto ao meu estado, toda vez que sinto necessidade de me reconectar com minhas lembranças e com minha infância. Gostaria que todos tivessem esse canto mágico, que engorda e faz tão bem.

Fazenda Saúde
Rod. Pedro Cola, 4
Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo
Telefone: (28) 3546-1528


(*) Alan De Nadai é bacharel em direito. 

Nenhum comentário: