segunda-feira, 21 de setembro de 2015

EU RECOMENDO // Um japonês em Amsterdam

Gustavo Pereira
Convidado especial do Gastronomix


“Toda vez que planejo uma viagem para Amsterdam meus amigos dizem para não deixar de ir ao Momo, um restaurante japonês super conceituado e premiado em Amsterdam. Confesso que faço propaganda dele para quem vai visitar a cidade, porém toda vez que ligo para reservar uma mesa está sempre lotado.

Nessa quarta vez pela cidade, como de costume, liguei para o Momo e estava lotado por todo o período que eu ficaria por lá. Mas não fiquei triste, afinal não sou um apaixonado pela cozinha japonesa. 
No meu último dia em Amsterdam, numa tarde de quarta-feira, fazendo um calor de 40 graus na sombra, passei em frente ao restaurante Momo. Hesitei algumas vezes para entrar, até que achei melhor arriscar e tentar uma mesa, afinal eu estava sozinho e a chance de conseguir um lugar seria maior.

Pronto. Lá estava eu sentado sozinho e com medo de errar na escolha do prato. No restaurante, muitas mesas vazias, pois o almoço estava quase se encerrando. O restaurante é bem bonito e descolado, mas nada pretensioso. Sentei numa mesa perto do balcão onde se pode ver a preparação dos pratos.
A garçonete muito simpática me sugeriu o prato da casa que é a unanimidade no almoço, um pato grelhado com legumes frescos num molho feito a base de leite coco e especiarias. E, para acompanhar, uma tigela de arroz. Antes do prato chegar, fui recepcionado com um missoshiru, que é um dos pratos mais básicos da culinária japonesa feito por uma base de caldo de pasta de soja. No caso do Momo, ele ainda é servido com vôngole.

Se você tem preconceito assim como eu por missoshiru, pode esquecer quando tomá-lo no Momo. Ele é perfeitamente equilibrado e suave, e cria o desejo de quero mais.
Só não pedi outro porque a expectativa pelo prato principal era grande. E em nada me frustrou quando ele chegou. A textura do pato e o seu cozimento estavam no ponto certo, assim como os legumes. O sabor singular do molho levemente picante equilibrava com o sabor agridoce do pato. Tudo estava incrivelmente bem temperado e na cocção perfeita.

Como manter o preconceito por uma milenar gastronomia oriental depois de saborear pratos tão incrivelmente preparados? Impossível. O restaurante Momo conseguiu despertar um novo paladar em mim.
Calma, a sobremesa também foi um espetáculo a parte, para encerrar o almoço, escolhi uma cheesecake de caramelo com castanhas e servido com sorvete e café. É de comer rezando.

Agora se você é fã da culinária japonesa vai se deliciar por lá, e se você não é fã e estiver por Amsterdam dê essa chance ao seu paladar assim como eu fiz. E aproveite muito. Depois me conte sua experiência”.
MOMO - Hobbemastraat 1
Telefone: +31 (0)20 671 7474
info@momo-amsterdam.com

(*) Gustavo Pereira é chef gastronômico e publicitário.

Nenhum comentário: