segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

GASTRONOMIX // The Shed, uma fazenda em Nottting Hill

Ao passar pela rua, uma cena bucólica chama atenção na cinzenta Londres. Uma casa verde, toda revestida por plantas. Ao se aproximar da entrada, um pequeno deck de madeira com mesas, cadeiras e alguns objetos antigos. Parece uma fazenda. O The Shed tem esse poder. O local te transporta do urbano ao rural.

Ao entrar, um balcão de madeira onde o esperto barman faz malabarismo para servir as bebidas e os dois drinks no cardápio (Bloody Mary e Bellini). No mesmo espaço,  algumas mesinhas de espera e prateleiras com garrafas, objetos e livros.
Um detalhe: um pequeno barco, acima do balcão, serve de apoio para que os copos fiquem  pendurados. No salão principal, mesas e cadeiras vintages proporcionam um clima de conforto. Sentei em uma mesa coletiva, para seis pessoas, dividida na medida para que três casais pudessem comer  sem afetar a conversa do outro.

A proposta do restaurante é que as pessoas dividam pequenas porções e, assim, experimentem de cinco a seis pratos, dependendo do estômago de cada um. Se depender do olho, a sequência pode ser ainda maior. Ainda mais quando sua mesa fica bem próxima a cozinha e você vê e sente o cheiro dos pratinhos saindo para as mesas.
O atendente aponta no cardápio qual a sequência já definida que eles sugerem como menu (25 libras, 6 pratinhos, incluindo a sobremesa). Mas caso queira, você pode fazer a sua e ir somando os valores de cada prato.A sequência do dia foi essa:
- CHIPS DE BETERRABA , QUEIJO DE CABRA E GELEIA DE PÊRA e CANAPÉ COM COGUMELOS E OVOS CONFITADOS
# É pegar e colocar na boca. Esses fingerfoods abrem o paladar e dão uma vontade de saber o que vem por aí na sequência dos sabores. Bem interessante.
- CHORIZO, COALHADA, COUVE E CRIPS DE COUVE
# Parecia carne moída, com textura semelhante. Essa linguiça picante e intensa era suavizada levemente com a coalhada. A couve é diferente da nossa brasileira. Ela tem textura mais crespa. Bem gostosa.
- SALADA DE BETERRABA, QUEIJO FETA, SEMENTES DE GIRASSOL E ANIS ESTRELADO
# É uma combinação clássica: beterraba e feta. Aqui, eles fizeram com vários tipos da raiz. No meu paladar, estava um pouco forte por conta do anis que rouba um pouco o palco. 
- CHARUTINHOS DE CARNE, MOSTARDA E ESTRAGÃO
# Espetacular. A carne estava no ponto quando se faz paçoca em pilão. Bem desfiada. E envolta em massa filo, parecida com a de pastel. Era cortar e passar na mostarda. Um dos pratos mais marcantes do almoço.
- CORDEIRO, BRÓCOLIS, AIPO E AMÊNDOAS
# Difícil definir o melhor, mas este prato estava bemmm gostoso. Cordeiro estava com sabor suave e os brócolis, al dente e bem temperados. A amêndoa dava um toque “croc” e salgadinho.
- VIENETTA PARFAIT# Já comi sobremesas melhores. A torta se resumia a camadas de sorvete de creme intercalado com chocolate. A parte salgada estava mais sedutora.    

O clima de fazenda não é apenas no ambiente. O The Shed tem uma fazenda onde eles produzem muitos ingredientes que eles colocam à mesa. Eles têm também um livro que conta a história do restaurante e exibem orgulhosamente suas receitas.

The Shed
122 Palace Gardens Terrace
Londres - Inglaterra 
Telefone: +44 20 7229 4024
Site: www.theshed-restaurant.com

Nenhum comentário: